banner laranjeirasfm
APAGÃO

Aneel autoriza operação de duas termelétricas para abastecer o Amapá

Em visita ao Amapá, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, ressalta que a expectativa é que a carga completa do estado volte ao normal até 26 de novembro.

21/11/2020 12h32
Por: Júnior Simões

Duas usinas termelétricas contribuirão para o reestabelecimento da energia no Amapá, a partir deste sábado (21). A liberação para a operação comercial das usinas Santana II e Santa Rita está prevista em medida publicada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no Diário Oficial da União desta sexta-feira (20).

Em visita ao Amapá, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, ressalta que a expectativa é que a carga completa do estado volte ao normal até 26 de novembro. Ele lembrou que, no primeiro fim de semana após o problema, foi possível reestabelecer cerca de 70% da energia com a recuperação de um transformador.

“E estamos trabalhando para que o restante da energia necessária para atingirmos 100% ocorra nos próximos dias. Já agora, no sábado, os geradores termelétricos deverão começar a fornecer energia nas subestações Santa Rita e Santana e isso, progressivamente, vai sendo expandido até atingirmos a carga normal de consumo do Amapá, que são cerca de 250 megawatts”, explica o ministro.

“Acreditamos que, no dia 26 de novembro, um outro transformador que foi transferido de Laranjal do Jari para a subestação Macapá entre em operação, com isso, teremos disponibilidade de energia superior ao que tínhamos no dia 3 de novembro para o Amapá. Com isso, teremos uma reserva de energia grande”, afirma o ministro.

O fornecimento de energia elétrica começou a ser interrompido no Amapá no dia 3 de novembro. A falha inicial ocorreu em um transformador que pegou fogo e foi totalmente destruído. Desde então, as cidades do estado passam por um racionamento. Aos poucos, a energia está voltando, mas em forma de rodízio.

Até o momento, já foram posicionados 13 geradores na subestação Santa Rita e nove na subestação Santana com a previsão de energização para este sábado. Continua o processo de montagem e instalação de outros geradores. A montagem do segundo transformador na subestação Macapá foi iniciada, com a energização prevista para até o dia 26.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 13h37
29°
Pancada de chuva Máxima: 33° - Mínima: 24°
33°

Sensação

6 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner entrevista da semana
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Anúncio
Anúncio