banner laranjeirasfm
Crime ambiental

Órgãos federais realizam operação contra garimpo ilegal no Pará

Foram apreendidos R$ 97 mil em dinheiro vivo, cerca de 2 kg de ouro, 11 retroescavadeiras, 1 caminhão caçamba, bombas de água e outras máquinas utilizadas na extração de ouro.

20/11/2020 20h45
Por: Júnior Simões

Em operação conjunta, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) fecharam seis frentes de garimpo ilegal no distrito de Casa de Tábua, no município de Santa Maria das Barreiras, no sudeste do Pará. Dois donos de garimpo foram presos por crimes ambientais e por reduzir trabalhadores à condição análoga à escravidão.

Foram apreendidos R$ 97 mil em dinheiro vivo, cerca de 2 kg de ouro, 11 retroescavadeiras, 1 caminhão caçamba, bombas de água e outras máquinas utilizadas na extração de ouro. Foram resgatados cerca de 40 trabalhadores que eram mantidos em regime de escravidão.

Os donos do garimpo podem ser denunciados por crimes ambientais e pelo crime de submeter os trabalhadores à condição análoga à escravidão, além de serem obrigados a quitar e indenizar os direitos trabalhistas que foram negados aos funcionários. Uma perícia vai avaliar a dimensão dos danos ambientais provocados pelos criminosos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 12h54
33°
Nuvens esparsas Máxima: 32° - Mínima: 23°
37°

Sensação

13 km/h

Vento

56%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner entrevista da semana
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Anúncio
Anúncio