banner laranjeirasfm
Planejamento

Plano Estadual de Saúde do Amazonas é apresentado em audiência pública on-line

A SES-AM apresentou também a ferramenta de participação do plano para a população em geral

18/11/2020 20h10
Por: Lohana Fernandes
Foto: Rodrigo Santos/SES-AM
Foto: Rodrigo Santos/SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, nesta quarta-feira (18/11), uma audiência pública virtual para discussão e elaboração do Plano Estadual de Saúde do Amazonas (PES) para o quadriênio 2020-2023. Discutido em parceria com o controle social, a secretaria apresentou o planejamento para os próximos anos na área da saúde e convocou a população e servidores a participarem com sugestões.

A audiência contou com o apoio da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e teve o registro da participação de deputados, representantes de entidades de controle social, representantes dos secretários municipais de saúde, representantes de instituições e dos órgãos de controle do Estado.

Além de ser transmitida de forma híbrida pelas plataformas Zoom e Youtube e compartilhada nas redes sociais da SES-AM, em razão das medidas protetivas contra a pandemia de Covid-19, a secretaria ainda disponibilizou mais uma ferramenta de participação. No site www.saude.am.gov.br, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem conferir o modelo do PES e sugerir modificações e ampliações.

Audiência - Conforme o secretário da SES-AM, Marcellus Campêlo, o PES é construído a partir do diagnóstico da situação da saúde no Estado, que identifica os problemas e as necessidades que devem ser priorizadas para a melhoria dos serviços ofertados à população. As bases do plano foram apresentadas, juntamente com as propostas de intervenção, e posteriormente, os participantes puderam se inscrever para manifestações e contribuições.

Nas oficinas de trabalho, participaram gestores e técnicos das secretarias estadual e municipais de saúde do Amazonas, Fundações de Saúde, representantes do Ministério da Saúde, saúde indígena, representantes do controle social, instituições formadoras, entre outros colaboradores, o que resultou nas propostas do PES.

“Meu agradecimento especial vai para os servidores da saúde e eu nunca vi tantos profissionais compromissados, engajados e dedicados e com muito conhecimento técnico a respeito da saúde, principalmente indicando as soluções, que é o mais importante”, ressaltou Marcellus.

Valorização - Os servidores da saúde foram lembrados como parte importante do processo de construção do PES, por meio da valorização. O secretário da SES ressaltou que um dos projetos do Programa Saúde Amazonas, que visa a reestruturação da Saúde do Estado, contempla a retomada do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da pasta.

“É um projeto importante e prioritário do Saúde Amazonas e falando sobre valorização humana e profissional, tudo isso está dentro da discussão da mesa de gestão de pessoal”, adiantou Campêlo.

A presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Aleam, deputada Mayara Pinheiro; a promotora de Justiça, Silvana Nobre; e o defensor público, Arlindo Gonçalves, também fizeram contribuições que foram acolhidas pela equipe da SES.

“Eu sei que a SES está com ótimos parceiros como o Sírio Libanês, a Assembleia, os Conselhos (Estadual e Municipais de Saúde). Essas são sugestões para caminharmos juntos, em mais um ano, para o aperfeiçoamento da saúde pública”, declarou Silvana Nobre.

“A gente tem muito o que avançar realmente, mas vamos um passo de cada vez, sempre almejando o melhor para quem precisa do SUS”, concluiu a deputada Mayara Pinheiro.

Participação Popular – Desde 2019, a SES vem realizando eventos junto ao Conselho Estadual de Saúde (CES) para elaboração, construção, apresentação e esclarecimentos aos conselheiros.

Para a participação dos cidadãos, a SES-AM disponibilizou, no site da secretaria, uma área para consulta contendo um formulário-modelo para envio de sugestões, além do Plano Estadual de Saúde 2016 a 2019, Relatório Final da Conferência Estadual de Saúde para leitura e compreensão do processo de planejamento e qualificação das políticas públicas de saúde no estado do Amazonas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 12h04
31°
Nuvens esparsas Máxima: 32° - Mínima: 23°
35°

Sensação

9 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner entrevista da semana
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Anúncio
Anúncio