BANNER 70 ANOS TCE
RISCO DE EXTINÇÃO

Cerca de dois mil botos são mortos por ano na Amazônia

Boto está em “lista vermelha” de extinção, por ainda ser usado como isca por pescadores da região

16/10/2020 08h36
Por: Andreia Souza
Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa

A espécie está a dois anos na categoria “em perigo de extinção” da “lista vermelha” da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o boto cor-de-rosa com a moratória interministerial estendida até junho de 2021, que proíbe a pesca e comercialização do peixe-liso conhecido como piracatinga ou urubu d’água, espécie muito apreciada como alimento na Bacia Amazônica.

A moratória foi estabelecida em 2015 Secretaria de Aquicultura e Pesca do governo federal, era costume entre os pescadores usar de forma irrestrita a gordura do boto como isca para a captura da piracatinga.

Mesmo com a proibição, cerca de 2 mil botos ainda são mortos todos os anos. Fato que torna notório quanto o boto ainda é utilizado como isca para a captura desse peixe. Um estudo publicado em 2018, pela pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Vera da Silva, especialista em botos cor-de-rosa há mais de 30 anos, revela que a população de botos cor-de-rosa no Brasil está diminuindo pela metade a cada década.

Em declaração a um portal de notícias, Vera da Silva diz que as leis reforçadas pela moratória são brandas e que falta mais esclarecimentos. “As leis não são fortes suficientes para obrigar os pescadores a relatar o que capturaram Precisamos de melhores informações sobre as práticas de pesca”, ressalta a pesquisadora.

Especialistas em conservação do WWF-Brasil (Fundo Mundial para a Natureza) relatam que muitos botos são pescados em rede, como captura acidental, além disso a mineração do ouro na Amazônia levou ao envenenamento da água com mercúrio e a construção de usinas hidrelétricas reduziu seu habitat, bem como, o seu grupo genético.

Além do boto cor-de-rosa também eram vítimas o boto-tucuxi e algumas espécies de jacarés.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 22h52
25°
Trovoada Máxima: 32° - Mínima: 24°
25°

Sensação

11 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner entrevista da semana
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Anúncio
Anúncio