BANNER 70 ANOS TCE
ELEIÇÕES 2020

Wilson Lima junto ao TRE prepara decreto para evitar aglomerações em reuniões eleitorais

Números de caso da doença tem aumentado também no interior e, segundo a FVS-AM, dados estão relacionados às passeatas, comícios e reuniões entre correligionários.

15/10/2020 09h27
Por: Tyna C Cruz

Um levantamento feito pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) apontou que 48% dos municípios do estado registraram aumento de casos de Covid-19 entre os dias 27 de setembro e 10 de outubro, com destaque para Parintins, Carauari e Tefé. Os números, segundo o órgão, estão diretamente relacionados às aglomerações provocadas por eventos eleitorais, como convenções, comícios e passeatas.

Para conter esse cenário, o governador Wilson Lima anunciou, entrevista coletiva concedida após reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, nesta quarta-feira (14), que está em tratativas com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Aristóteles Thury, para propor restrições e recomendações de prevenção a serem cumpridas durante o período eleitoral.

“Nós estamos construindo um decreto para estabelecer algumas restrições e também algumas recomendações aos partidos e aos candidatos e à própria população, aos simpatizantes, para que a gente evite aglomerações e garanta o uso de máscaras, de álcool em gel e todos os protocolos que foram estabelecidos pelos profissionais da área de segurança”, disse o governador.

Sem flexibilização ao Decreto nº 42.794

Para reforçar a necessidade do cumprimento ao decreto assinado no dia 24 de setembro deste ano, que estabeleceu medidas complementares para o combate à covid-19, Wilson Lima disse que a flexibilização das medidas está condicionada aos dados da pandemia, monitorados pela FVS-AM.

“Tudo vai depender dos números que irão se apresentar nos próximos dias. Nós vamos avaliar, durante mais uma semana, para saber esse comportamento e o resultado dessas aglomerações, tanto na capital quanto no interior. Há possibilidade, sim, de a gente flexibilizar, mas há a possibilidade também de a gente retroagir de algumas aberturas que já fizemos”, afirmou o governador.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 23h33
24°
Trovoada e chuva Máxima: 32° - Mínima: 24°
24°

Sensação

9 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner entrevista da semana
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Anúncio
Anúncio