banner laranjeirasfm
ASSALTOS A ÔNIBUS

Em 2020, Manaus registrou uma média de 4 assaltos a ônibus por dia

Segundo dados liberados pelo Sinetram, entre janeiro e agosto deste ano, foram registrados 1.138 assaltos em ônibus do transporte coletivo em Manaus.

16/09/2020 15h33Atualizado há 2 semanas
Por: Tyna C Cruz
Fonte: Com informações do Dia a Dia

De acordo com dados liberados pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), entre janeiro e agosto deste ano, foram registrados 1.138 assaltos em ônibus do transporte coletivo em Manaus, resultando em uma média de 4,8 assaltos por dia.

Pelos dados do Sinetram, o número é o maior do que o registrados em todo a ano passado, em 2019, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), foram registrados 1,3 mil assaltos.

Na semana passada um idoso foi baleado durante um assalto no ônibus da linha 640, que liga a zona norte ao centro da cidade. Segundo a polícia, quatro pessoas participaram do roubo, eles anunciaram o assalto na Avenida Torquato Tapajós, por volta das 20h45, usando armas caseiras. Durante a ação, o idoso foi atingido na coxa. Os bandidos fugiram, a vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo.0

O Sinetram informou que tem atuado, juntamente com a Secretaria de Segurança Pública, visando coibir os assaltos em ônibus do transporte coletivo.

“Em todos os casos, os colaboradores são orientados a registrar o Boletim de Ocorrência (BO), e as empresas fornecem as imagens das câmeras de segurança dos veículos, para que a polícia possa identificar e prender os criminosos”, informou a assessoria do órgão.

Ainda de acordo com o sindicato, a implantação de tecnologias como dos cartões Passa Fácil, que substitui o pagamento em dinheiro ao cobrador, fazem parte das medidas adotadas para reduzir esse tipo de crime.

TAC

No ano passado, 2019, órgãos de segurança pública ligados ao serviço de transporte de passageiros em ônibus coletivos de Manaus assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que elenca nove medidas de combate a assaltos cometidos dentro dos ônibus de passageiros em Manaus. O TAC é uma união de esforços da 61a. Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial (Proceap), onde atua o Promotor de Justiça, João Gaspar e da 81a. Promotoria de Defesa do Consumidor (Prodecon), da qual é titular a Promotora de Justiça Sheyla Andrade.

Na ocasião, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas deu início à “operação catrata” com revista pessoal dentro do transporte coletivo, mais de 300 mil pessoas foram abordadas durante a operação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 00h32
26°
Alguma nebulosidade Máxima: 31° - Mínima: 23°
28°

Sensação

4 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner entrevista da semana
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Anúncio
Anúncio