banner laranjeirasfm
FORA DAS ELEIÇÕES

Adail Filho é inelegível, segundo parecer de escritório jurídico especializado

Adail Filho é inelegível por causa da “sucessão no núcleo familiar”, uma vez que o pai dele (à direita) foi cassado no mandato que se encerrou em 2016.

16/09/2020 07h19Atualizado há 2 semanas
Por: Lohana Fernandes
Fonte: Portal Marcos Santos
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O atual prefeito de Coari, Adail Filho, não pode disputar a reeleição. A opinião está contida em parecer de escritório jurídico especializado ao qual o portal teve acesso. A jurisprudência impede que o mesmo “núcleo familiar” exerça três mandatos seguidos, diz o trabalho.

O texto, encomendado por adversário político que ainda não foi à Justiça, surge às vésperas do prazo final para convenções partidárias, que encerra quarta-feira (16/09).

Adail Filho sucedeu o próprio pai, Adail Pinheiro, cassado no exercício do mandato que se encerrou em 2016. “Adail pai tinha direito a concorrer à reeleição e foi cassado mais de seis meses antes de encerrar o mandato, que é o prazo de desincompatibilização. Isso transferiu o direito para o núcleo familiar. Foi assim que Adail Filho concorreu e ganhou. Agora, o mesmo núcleo esgotou o instituto da reeleição. Ele não pode mais concorrer”, afirma o parecer.

Os advogados da família Adail Pinheiro buscam na Justiça remédio jurídico para o imbróglio. “A questão é pacífica. Já foi julgada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e até no STF (Supremo Tribunal Federal) ”, diz o estudo.  

Entenda

A família Pinheiro tem demonstrado domínio quase absoluto na política de Coari. Adail pai, acusado de pedofilia e cassado, conseguiu eleger o filho, em 2016. Dois anos depois, mesmo tendo sido alvo de matérias seguidas no programa Fantástico, da Rede Globo, elegeu a filha, Mayara Pinheiro, a deputada estadual mais votada.

Adail Filho, segundo as pesquisas pré-eleitorais, é o favorito na disputa para a Prefeitura de Coari. A família considera a reeleição dele como “favas contadas”.

A certeza do sucesso eleitoral é tão grande que os Pinheiro já articulam a eleição de Mayara Pinheiro para deputada federal. Eles teriam candidatos a prefeito em 20 Municípios, todos com apoio financeiro substantivo, para formar a base eleitoral dela. David versus Nicolau, a batalha do 1º Turno na eleição municipal de Manaus. Entenda esse panavueiro Por Marcos Santos.

A pesquisa jurídica, que aponta a inelegibilidade de Adail Filho, foi encomendada por um dos adversários do prefeito. Ele estaria, agora, apenas aguardando a hora certa para ingressar na Justiça. “A demanda virá”, garante uma fonte que teve acesso ao trabalho. “É uma causa líquida e certa”, enfatiza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 03h06
24°
Poucas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 24°
24°

Sensação

4 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner entrevista da semana
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Anúncio
Anúncio