banner laranjeirasfm
OPERAÇÃO HÉSTIA

Genro e ex-marido de Elisabeth Valeiko fazem parte de suposto esquema de lavagem de dinheiro, aponta investigação

Laranjeiras News revelou que as investigações foram suspensas, promotor e delegado retirados do caso

Corredores do Poder

Corredores do PoderAs principais informações e análises sobre os bastidores da política do Amazonas e de Brasília.

14/09/2020 17h01Atualizado há 2 semanas
Por: Eduardo Menezes

MANAUS/AM - As informações sobre as investigações no âmbito da Operação Héstia, do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) em conjunto com Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado (GAECO), ganham contornos cada vez mais interessantes.

Na última semana o Laranjeiras News revelou que houve um suposto acordo entre o prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB), com a procuradora-geral do Ministério Público do Amazonas (MPAM), Leda Mara Albuquerque para a suspensão das investigações e brecar qualquer movimento no âmbito da Operação Héstia.

A reportagem revela também, o afastamento do promotor do caso, Cláudio Tanajura e a exoneração do delegado do DRCO à época Sinval Barroso, quatro dias após a nomeação de Luciano Mauro do Nascimento Albuquerque, irmão de Leda Mara Albuquerque, na Casa Civil da Prefeitura de Manaus, como assessor técnico I.

Em nova conversa com fonte no MPAM, o Laranjeiras News teve acesso as informações que ligam o genro, Igor Gomes Ferreira e o ex-marido Ronan Braga, da primeira-dama de Manaus, Elisabeth Valeiko, ao suposto esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e aumento de patrimônio.

Como o Laranjeiras News já havia revelado, a casa lotérica Las Vegas pertence em 99%, segundo as investigações, a Igor Gomes Ferreira, genro de Elisabeth Valeiko. Além da casa lotérica, Igor também é sócio do restaurante Pizza Hut, localizado no Amazonas Shopping, segundo os documentos, provavelmente comprado com dinheiro advindo de corrupção para favorecer o esquema de lavagem de dinheiro. Ainda conforme os dados das investigações, com informações do Ministério do Trabalho (MTE), em 2016 Igor Gomes Ferreira recebeu R$ 391,00. Já em 2019, Igor tinha cinco empresas em seu nome, duas delas com capital social de R$ 100 mil, incluindo a pizzaria e a casa lotérica mencionados anteriormente.  

Já o ex-marido de Elisabeth Valeiko, Ronan Braga, estaria administrando a empresa filho Ronan Braga Junior em benefício do esquema de corrupção. A empresa Art Rio Representação e Serviços de Molduras Ltda. existe desde 2006 e estava à beira da falência. Outra empresa que também estaria sendo usada no esquema é a Soul Barbearia Ltda., também de propriedade de Renan Braga. Tanto Ronan, quanto Renan são filhos de Elisabeth Valeiko com Ronan Monteiro Braga e todos são citados nas investigações sobre a suposta lavagem de dinheiro e aumento de patrimônio.

No último sábado, após a reportagem do Laranjeiras News, o governador Wilson Lima (PSC), escolheu do promotor Alberto Nascimento Junior como novo procurador-geral do MPAM, deixando de lado o favoritismo de Leda Mara Albuquerque. Pessoas próximas ao governador afirmam que a reportagem foi fator determinante para escolha de Alberto.

Nenhum dos mencionados foi encontrado para comentar sobre o teor das investigações.

Neste domingo (13), o prefeito de Manaus Arthur Neto postou em suas redes sociais um vídeo falando que sua família sofre perseguição. Arthur não comentou o teor da denúncia e também não foi sobre a veracidade dos documentos e da investigação. Mas chamou de “marginais” quem produziu e tornou pública os documentos.

O Laranjeiras News tenta resposta oficial da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus desde a semana passada, mas até o momento não houve retorno. O mesmo ocorre com a assessoria do Ministério Público do Amazonas.

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), informou que, como órgão colegiado, só se manifesta após decisões em plenário, e que ainda não há processos sobre o caso tramitando por lá.

Veja os documentos da Operação Héstia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 01h03
26°
Alguma nebulosidade Máxima: 31° - Mínima: 23°
28°

Sensação

4 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner entrevista da semana
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Anúncio
Anúncio