banner laranjeirasfm
NOVOS CIENTISTAS

A Fundação de Medicina Tropical prorroga inscrições para bolsas no PAIC

O objetivo do PAIC/FMT-HVD/Fapeam é despertar a vocação científica e introduzir o método científico no meio estudantil.

29/06/2020 18h30
Por: Christina Cruz
Fonte: Assessoria Susam

A Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) prorrogou as inscrições para o processo seletivo de novos projetos de bolsistas para o Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC). As inscrições, que foram abertas no dia 10 de junho de 2020, agora podem ser realizadas até a próxima quinta-feira (02) pelo link http://www.fmt.am.gov.br/paic/.

Serão concedidas quarenta e cinco bolsas, financiadas exclusivamente com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e concedidas conforme Decisão do Conselho Diretor da Fapeam. As bolsas terão vigência no período de 1˚ de agosto de 2020 até 31 de julho de 2021.

As bolsas serão distribuídas para realização de pesquisas nas áreas de Animais Peçonhentos, Leishmaniose, Malária, Hepatites Virais, Epidemiologia, Entomologia e HIV/Aids, para todos os cursos da área de saúde. Apesar de ser iniciação científica, todos os projetos passam por uma banca, que avaliará a qualidade dos trabalhos. Além disso, passa também pelo Comitê de Ética para aprovação. Essa iniciação científica possibilita ao aluno um trabalho não apenas acadêmico, mas de relevância e impacto social, muitos deles já participando de trabalhos maiores.

“Os orientadores juntam essa possibilidade para ter mais uma pessoa agregada na pesquisa, dentro de uma linha de pesquisa que ele já desenvolve. Tanto que alguns professores do programa de pós-graduação foram da iniciação científica”, afirma o diretor-presidente da FMT-HVD, Dr. Marcus Guerra.

O objetivo do PAIC/FMT-HVD/Fapeam é despertar a vocação científica e introduzir o método científico no meio estudantil. Além de incentivar o surgimento de novos talentos entre estudantes de graduação, mediante participação em projetos de pesquisa, e auxiliar as instituições universitárias no desenvolvimento da pesquisa e do ensino.

“Além da formação básica na área de saúde, o aluno também vai se deparar com a parte da ciência na questão da pesquisa e depois, seguir a pós-graduação e contribuir mais com ciência brasileira”, disse Marcus Guerra.

Os critérios de participação e a documentação a ser enviada no ato da inscrição poderão ser acessados no edital, disponível no site da Fundação. O resultado final será divulgado no endereço www.fmt.am.gov.br.

O PAIC é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.