Sábado, 25 de Junho de 2022
92 98468-7887
Saúde Amazonas

Saúde participa da campanha alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A campanha busca convocar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes

20/05/2022 17h00
Por: Bianca Mello Fonte: Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Programação tem o tema: “Nós Fazemos Bonito, Faça Bonito também”

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) participou, nesta sexta-feira (20/05), da programação da campanha alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no anfiteatro do Parque Municipal do Mindu, na zona centro-sul de Manaus.

A programação tem o tema “Nós Fazemos Bonito, Faça Bonito também”. A campanha busca convocar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a temática sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes deve ser abordada constantemente. “Precisamos discutir, denunciar e trabalhar esses temas nos públicos infantil e adolescente. Precisamos fazer a nossa parte, quando a gente souber ou desconfiar. Temos que denunciar através do disk 100”, ressalta Tatyana.

“A FVS-RCP está engajada nas ações de proteção das crianças e adolescentes. É importante que a sociedade trabalhe juntamente conosco para, cada vez mais, os números de abusos sejam reduzidos”, ressalta a gerente da Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GDANTs) da FVS-RCP, Vera Queiroz.

Conforme a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), de abril de 2021 a abril de 2022, 1.557 crianças foram vítimas de violência sexual em Manaus.

“Os dados que foram apresentados mostram a urgência do assunto e a forma que deve ser tratado em todas as esferas da sociedade, dentro das escolas, unidades de saúde. O trabalho como o de hoje, com palestras e apresentações, mostra essa conscientização”, destaca Ekner Nunes, do Projeto Strike, iniciativa que trabalha com apresentações teatrais.

Parceiros

A iniciativa de ações pelo mês alusivo conta com a parceria das seguintes instituições: Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual do Instituto da Mulher Dona Lindu, da Maternidade Ana Braga e da Maternidade Moura Tapajós, Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente, Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Secretaria Municipal de Educação.

Também são parceiros nessas ações: Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual no Amazonas, Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho do Adolescente no Amazonas, Conselho Tutelar, Pastoral da Criança, Casa Sara, Rede Um Grito pela Vida e Cáritas.

Abraço

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18/05), a FVS-RCP participou do “Abraço solidário” à Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), alusivo ao dia. O ato foi realizado em solidariedade as crianças e adolescentes vítimas de violência sexual no período de abril de 2021 a abril de 2022, em Manaus.

Combate

Conforme o Ministério da Saúde (MS), neste dia, em 1973, Araceli Cabrera Sanchez Crespo, de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada.

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, o dia 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970/2.000, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.