Sábado, 25 de Junho de 2022
92 98468-7887
Especiais EMPREENDEDORISMO

Projeto 'Viva a Diferença' é lançando nesta quinta no Teatro da Instalação

O projeto visa fomentar ações de advocacy e o empreendedorismo para a população LGBTQIA+

19/05/2022 17h50 Atualizada há 3 semanas
Por: Ricardo Xavier

Foto: Ricardo Xavier / Laranjeiras News

Na manhã desta quinta-feira (19/5), a Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+, Associação Orquídea LGBT e a Associação LGBTQIA+ de Rio Preto da Eva, realizaram o lançamento do Projeto Viva a Diferença, emenda de autoria do deputado federal José Ricardo (PT). O evento ocorreu no Teatro da Instalação, no centro da capital.

 

O Projeto Viva a Diferença, tem como objetivo fomentar ações de advocacy em Direitos Humanos e no Empreendedorismo LGBTQIA+, em situação de vulnerabilidade social. Serão apresentados cursos na cidade de Manaus e Rio Preto da Eva. 

 

O evento contou com apresentação cultural, performance de personalidades e a presença de secretários estaduais e municipais, representantes de parlamentares e apoiadores. De acordo com Bruna La Close, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+, o projeto é de extrema importância para a comunidade. 

 

“No mês que se comemora o dia de luta contra a Lgbtfobia, a nossa intenção foi juntar parlamentares, secretariado municipal e estadual, para discutir novas politicas públicas para a população LGBTQIA+. Principalmente por saber que no Brasil, os crimes contra a comunidade cresceram consideravelmente [...] e discursões como esta é de extrema importância para que possamos avançar, combater e conquistar mais espaços”, afirmou. 

Foto: Bruna La Close - Presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ 

O secretario titular da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC), Emerson Lima, momentos como este é de extrema importância para discutir temas importantes como o preconceito. 

 

“O evento é muito importante na medida que se discute a temática de que infelizmente ainda existe o preconceito e descriminação com a população LGBTQIA+, pois são pessoas, seres humanos e que precisam ter seus direitos garantidos [...] é determinação do governador Wilson Lima, que a gente proporcione oportunidade para todos. Hoje estamos tendo esse debate, justamente para proporcionar a população oportunidades de empreendedorismo, de qualificação profissional, para que possam garantir suas rendas e o sustento de suas famílias”, disse Lima.

Foto: Emerson Lima - Titular da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC)

Durante a cerimonia, personalidades e figuras importantes para o movimento foram premiados, foi o caso da Subsecretaria de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos, da Semasc, Graça Prola, que falou o evento veio para levantar o campo da economia. 

 

“Esse projeto vem levantar e retomar todas as atividades, mas principalmente no campo da economia. O projeto trabalhado pelo próprio segmento através das suas organizações, vem com o proposito de garantir qualificação profissional com o intuito de favorecer a inclusão no mercado de trabalho e ao mesmo tempo incentivar o empreendedorismo com qualidade”, disse. 

Foto: Graça Prola - Subsecretaria Semasc

Durante o evento, a presidente Bruna La Close, falou o quão difícil é ter um representante das causas e lutas no parlamento. “Em alguns estados já existem parlamentares que lutam a favor das causas, porém em Manaus, apesar das tentativas, ainda é muito complicado, pois requer financiamento, espaço e isso nós não temos [...] é mais fácil abraçar um padrinho ou uma madrinha para lutar conosco e é isso que nós enquanto movimento social estamos trabalhando”, completou.   

 

Graça Prola concluiu falando sobre o processo eleitoral e deu conselho para os novos eleitores. “A minha orientação é para avaliar, não só os nomes dos candidatos, mas as propostas, onde as prioridades estão colocadas, pois com certeza as agendas políticas devem ser trabalhadas com prioridades demarcadas”, concluiu. 

 

No final do evento, foi comunicado com exclusividade para os presentes, a construção da sede própria da Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ e com muita emoção, a presidente La Close comemorou. “Há 22 anos estou nessa luta em busca de uma sede própria e agora meu coração se enche de felicidade e gratidão”, finalizou. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.