Quarta, 18 de Maio de 2022
92 98468-7887
Brasil POPULAÇÃO INDÍGENA

São Gabriel da Cachoeira é destaque no O Globo após ser nomeada capital estadual dos povos indígenas

Segundo o site, mais de 90% da população da cidade é indígena, o que faz do município o maior em termos de povos indígenas do país e o local possui quatro idiomas oficiais: português, nhengatu, tukano e baniwa.

28/01/2022 01h30
Por: Sadim Salatiel Fonte: Redação e O Globo
São Gabriel da Cachoeira é destaque no O Globo após ser nomeada capital estadual dos povos indígenas

O site O Globo destacou nesta quinta-feira (27) o município amazonense de São Gabriel da Cachoeira como a maior capital estadual dos povos indígenas do Brasil.

Segundo o site, mais de 90% da população da cidade é indígena, o que faz do município o maior em termos de povos indígenas do país e o local possui quatro idiomas oficiais: português, nhengatu, tukano e baniwa. Além disso, a cidade se destaca por abrigar 23 etnias indígenas.

Entre os 897 mil indígenas que existem no Brasil, de acordo com o IBGE, 517 mil vivem em terras reservadas. Os outros cerca de 380 mil vivem em cidades e regiões metropolitanas. Só em Manaus, capital amazonense, vivem mais de 35 mil indígenas, incluindo os imigrantes venezuelanos warao. Lá, são 47 povos indígenas brasileiros e estrangeiros que recebem cestas básicas da Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime).

Leia mais em O Globo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.