Quarta, 18 de Maio de 2022
92 98468-7887
Política ENTREVISTA

Eleições 2022: Deputado Estadual Tony Medeiros (PSD) fala sobre sua carreira política e esclarece dúvidas

Quem é Tony Medeiros, sua trajetória política, balanço de seu mandato e muita informação

27/01/2022 16h02 Atualizada há 4 meses
Por: Ricardo Xavier
Eleições 2022: Deputado Estadual Tony Medeiros (PSD) fala sobre sua carreira política e esclarece dúvidas

Foto: Rodrigo Brelaz / Gab. Dep. Est. Tony Medeiros

 

Em ano de eleições, candidatos começam a se preparar para o início das campanhas de 2022. Neste ano, serão disputadas vagas para o parlamento estadual, câmara federal, senado e presidência da república. É um ano muito importante para a vida dos brasileiros, no qual escolherão seus representantes para os próximos anos.  

 

Dando início a nossa série de reportagens, o deputado Tony Medeiros (PSD), recebeu a nossa equipe de reportagem em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), para esclarecer dúvidas e fazer um panorama geral sobre os seus mandatos, trabalhos desenvolvidos frente à casa e sobre sua trajetória política.  

 

Quem é Tony Medeiros?

 

Nascido no município de Parintins, João Wellington de Medeiros Cursino, de 57 anos, é deputado estadual, cantor, compositor, poeta popular, arte educador. Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e pós-graduado em Tecnologia Educacional (UFAM).

 

Tony, iniciou seus estudos no município onde nasceu e ao final do ensino fundamental, mudou-se para Manaus, onde estudou na Escola Agrotécnica Federal do Amazonas. Aos 18 anos, ocupou o cargo de Extensionista Rural na EMATER. Quando completou 23 anos, Medeiros mudou-se para o Estado da Paraíba, para estudar na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde cursou música por oito anos e meio.

Desde o início dos estudos, sempre esteve envolvido em movimentos estudantis. "Nessa época eu corri e apanhei da Polícia", contou Tony. 

 

Trajetória Política 

 

Em 2004, Tony Medeiros, foi candidato a vice-prefeito na chapa de Plínio Valério (PV), ficando em quarto lugar;

Em 2005, a pedido do então Prefeito de Manaus, Serafim Corrêa (PSB), assumiu o cargo de Diretor Presidente da Fundação Villa Lobos e posteriormente, Secretário de Cultura do Município de Manaus; 

Em 2010, concorreu a uma vaga para deputado estadual, tendo sido eleito;

Em 2016, foi eleito a vice-prefeito de Parintins na chapa de Bi Garcia (PSDB) atuando em dois mandatos;

Em 2018, foi candidato a deputado estadual pela segunda vez.

 

Deputado responde 

 

Qual a principal função de um deputado estadual? 

- Legislar 

Fazer leis, fiscalizar o executivo 

 

Quais os principais desafios de um deputado estadual?

- Responsabilidade e consciência daquilo que você se propôs em assumir. Não apenas pelos benefícios do poder, mas pelo compromisso com a população. 

 

O que acontece no plenário da Aleam?

- Onde acontecem as reuniões plenárias e reunião dos 24 deputados estaduais. É onde se discute e propõe novas leis. As decisões do plenário tem o poder de mudar a vida das pessoas. É de lá que saem decisões sobre concursos públicos, onde são feitas as alterações na constituição do estado. 

 

Sobre os projetos desenvolvidos, qual um notório?

- Um de seus projetos foi extremamente importante para os municípios do interior.  De autoria do Deputado Tony, foram solicitadas instalações de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), nos municípios do estado. No início de seu mandado, ele notou que apenas a capital tinha leitos de UTI e nenhuma das cidades do interior possuía. Parintins, foi o primeiro município a ser beneficiado pelo projeto e já dispõe de UTI. No entanto, estão sendo instaladas novas unidades em diversos municípios do Estado do Amazonas.

 

O deputado está no final de seu mandato e contou que participará das eleições deste ano, almejando a reeleição no cargo. O deputado dá uma dica importante para os jovens. “Nunca desistam de seus sonhos”, exclamou.

Medeiros contou sobre sua infância, as escolhas que precisou fazer durante sua vida e as dificuldades que passou. Hoje, Tony Medeiros tornou-se referência da cultura popular no Estado do Amazonas e um político atuante.

 

A equipe do Laranjeiras News ressalta que foram seguidos todos os protocolos e recomendações de prevenção a Covid-19. A equipe de reportagem e do deputado foram testados antes da realização desta matéria.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.