Quarta, 18 de Maio de 2022
92 98468-7887
Amazonas NÍVEL CRÍTICO

Hemoam convoca doadores com urgência

O abastecimento de sangue registou queda de 50% devido às infecções por Covid-19 e síndromes gripais, e ameaça o atendimento

27/01/2022 11h26 Atualizada há 4 meses
Por: Ricardo Xavier Fonte: Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam)

Foto: Estoque de sangue - Divulgação / Hemoam

 

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), convoca doadores de todos os tipos sanguíneos para doarem com urgência. Devido ao nível crítico do estoque de alguns tipos, cirurgias já agendadas correm o risco de serem canceladas e famílias de pacientes fazem campanhas para o incentivo à doação. 

 

“Se a frequência de doadores não melhorar, não teremos condições de atender às demandas de cirurgias. A situação está precária, principalmente, para o sangue O positivo (O +), considerando que ele representa a maioria das solicitações vindas dos hospitais públicos e privados”, alertou Socorro Viga, chefe do departamento do ciclo do sangue.

 

De acordo com familiares, o nível crítico do abastecimento traz angústia e preocupação. Campanhas de doações estão sendo realizadas diariamente através das redes sociais, para que amigos e o público em geral, realizem doações urgentemente ao centro. 

 

Vale lembrar que para doar sangue é preciso estar saudável e ter entre 16 a 69 anos, bem alimentado e descansado, pesar acima de 50kg, apresentar um documento original com foto. Doadores menores de 18 anos precisam vir acompanhados dos pais ou responsável legal. 

 

As doações podem ser realizadas de segunda a sábado das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, 4397, Chapada. 

 

Doe sangue, doe vida. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.