Cerca de 15 girafas importadas da África do Sul foram apreendidas pela Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (26), no Rio de Janeiro.
Além dos animais, a PF prendeu em flagrante dois homens por maus-tratos. Tanto os animais como a dupla de criminosos estavam em um resort safari, em Mangaratiba, litoral sul do estado do Rio de Janeiro.
A ação da PF foi acompanhada por analistas ambientais do IBAMA, para verificar informações sobre a suposta morte de três espécimes, de um conjunto original de 18 girafas importadas da África do Sul.
No local, os policiais federais e os analistas ambientais constataram situação de maus-tratos dos animais. Diante disso, dois homens, responsáveis pela manutenção dos animais, foram presos, os animais apreendidos e depositados sob cuidados da entidade. O IBAMA ficará responsável pela supervisão e adotará todas as providências necessárias para salvaguardar a integridade das girafas.
Os presos foram conduzidos à Superintendência da Polícia Federal no Rio, onde foi lavrado termo circunstanciado de ocorrência por maus tratos, crime previsto no Art. 32 da lei de crimes ambientais.
Além deste crime, a investigação, que deu origem ao inquérito policial, prosseguirá com o objetivo de apurar as circunstâncias e a legalidade da importação dos animais, bem como as condições de manutenção e cuidado das girafas.
Mín. 23° Máx. 32°
Mín. 24° Máx. 33°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 24° Máx. 33°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.