No último dia do mês de janeiro, 31, a Ordem dos Advogados do Brasil vai escolher um novo presidente da entidade. Segundo a revista Veja, o único candidato favorito para vencer a eleição é o advogado amazonense José Alberto Simonetti, conhecido popularmente como Beto Simonetti.
À frente da OAB, Simonetti deverá dar ao comando da entidade um perfil diferente do imprimido por Santa Cruz, que protagonizou embates públicos com Bolsonaro. O próximo presidente tem sinalizado que irá se concentrar nas questões que dizem respeito ao trabalho dos advogados, deixando em segundo plano os assuntos de política nacional.
Natural de Manaus, Simonetti é registrado na seccional da OAB no Amazonas com o número 3.725. Recebeu a carteira de advogado em 21 de março de 2001. Pós-graduado em Direito Penal e em processo penal pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), atua, principalmente, na Justiça Federal e nos tribunais superiores. É sócio do Simonetti & Paiva Advogados, fundado em 1974 e o segundo escritório a obter registro junto à OAB-AM.
Simonetti é casado e tem dois filhos, de 9 e 12 anos de idade, e pertence a uma família engajada na OAB e na defesa da advocacia. Seu pai, Alberto Simonetti Cabral Filho, foi quatro vezes presidente da seccional da OAB no Amazonas. Seu irmão, Alberto Simonetti Cabral Neto, foi conselheiro federal e também presidiu a seccional. O advogado José Paiva de Souza Filho, um dos mais respeitados do Amazonas, foi co-fundador do escritório junto com o pai de Beto Simonetti.
Mín. 23° Máx. 29°
Mín. 23° Máx. 29°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 22° Máx. 29°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.