Quarta, 18 de Maio de 2022
92 98468-7887
Política MENTIRA

Braga mente ao dizer que foi contra privatização da Amazonas Energia

O senador aparece em vídeo informando que está entrando com uma ação para suspender a instalação de medidores de energia

20/01/2022 15h17
Por: Thaís Ramos

O senador Eduardo Braga precisa tomar uma decisão urgentemente. Na tarde desta quinta-feira (20), Braga postou um vídeo, onde aparece junto de dois advogados, para informar que está entrando com uma ação contra a Amazonas Energia, na Justiça Estadual, Federal, Aneel e no Ministério de Minas e Energia, solicitando que seja suspenso a instalação de medidores de consumo de energia (Vídeo no fim desta matéria).

No vídeo, o senador deixa claro seu posicionamento contra a empresa e a favor do consumidor, mas vale relembrar que Eduardo estava envolvido negociações sobre a privatização da Eletrobras.

Negociações e denúncias

Em 2020, o atual presidente do país, Jair Bolsonaro, que busca privatizar grandes empresas, como a Eletrobras, procurou o senador Eduardo buscando negociar a venda da empresa.

Na frente da mídia, hoje Braga mostra que é contra a privatização, antes a realidade era outra. Em 2021, os deputados federais, Fernanda Melchionna (Psol-RS) e Glauber Braga (Psol-RJ), apresentaram na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) uma denúncia contra Eduardo Braga e o empresário e acionista da Eletrobras, Lírio Parisotto.

Os deputados alegavam que a relação do empresário com o senador, que estava empenhado no processo de desestatização, era muito próxima e que, possivelmente, Lírio tinha informações privilegiadas que eram dadas por Eduardo.

Quando questionado sobre uma possível amizade com o acionista da Eletrobras, Braga falou que “apenas o conhecia”. Vale ressaltar que Parisotto foi suplente de Braga na 54ª e 55ª legislaturas do Senado em 2014, pelo Amazonas, então essa relação já vinham de outros carnavais.

Braga até tentou esconder essa relação, mas não teve sucesso. O jornalista amazonense, Ronaldo Tiradentes, em 2021, após investigações, mostrou momentos que comprovam uma relação de Eduardo com Lírio.

Uma das provas, foram fotografias que mostram um iate de luxo chamado “Were Dreams” (Eram Sonhos), do empresário Parisotto ancorado na Europa. De acordo com o jornalista, essa embarcação já tinha sido usada por Eduardo em diversas ocasiões.

“Apenas o conhecia”, foi o que disse o senador, mas quem empresta um barco de luxo para um conhecido dar umas voltas mais de uma vez?

São questionamentos feitos até hoje. Braga mostra-se defensor dos direitos do povo, mas por trás ele defende apenas um direito: o seu.

Privatização da Eletrobras

No inicio deste ano, o Governo Federal, o BNDES e a Eletrobras, apresentaram mais alguns detalhes sobre a privatização da companhia, que está prevista para o mês de abril.

De acordo com o governo, a privatização renderá cerca de R$ 67 milhões que, segundo os mesmos, serão revestidos em investimentos, redução de tarifas e pagamento à União.

O processo ainda está em andamento e precisa da aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Vídeo postado por Eduardo Braga no Instagram:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Senador Eduardo Braga (@eduardobraga_am)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.