Quarta, 18 de Maio de 2022
92 98468-7887
Amazonas PROMESSAS

Tapa buraco é coisa do passado, diz David Almeida sobre pavimentação das ruas, será?

As obras iniciaram no mês de setembro do ano passado com os serviços de requalificação asfáltica, porém, o que foi dito não acontece

20/01/2022 17h30
Por: Bela Martyns
Foto: Laranjeiras news
Foto: Laranjeiras news

Uma das promessas mais citadas por David Almeida (AVANTE), durante a campanha eleitoral de 2020 foi a pavimentação e asfaltamento das ruas de Manaus.

As obras iniciaram no mês de setembro do ano passado no Distrito Industrial, com os serviços de requalificação asfáltica, por empresas terceirizadas em bairros da cidade.

Porém, essa ainda é uma realidade de poucos bairros. Uma das capitais com IPTU mais caros do país, ainda não recebem asfaltamento de qualidade.

Um grande exemplo é o bairro Parque 10, cujo asfalto é de péssima qualidade, e o serviço de tapa buraco é visível em ruas do bairro. Maria Sales moradora do bairro há 40 anos afirma, “por ser um bairro de classe média e um IPTU exorbitante, no mínimo é o que merecemos, ruas bonitas com asfaltamento de qualidade”.

Segundo o Prefeito, 660 milhões estão sendo levantados para a recuperação de 10 mil ruas dos bairros da cidade, a partir de janeiro deste ano. Ao todo são 12 construtoras e 17 distritos de obras.

De acordo com informações da Seminf, também foram atendidos bairros como Colônia Santo Antônio, Dom Pedro, Compensa, Campo Dourado, Novo Aleixo, Chapada, Monte das Oliveiras, João Paulo, Ismail Aziz, Santa Etelvina e Lago Azul.

"Tapa buraco é coisa do passado, vamos pavimentar as ruas com recuperação total das vias". Disse, Almeida.

No entanto, as falas do Prefeito em relação ao fim do tapa buraco se contradizem. O edital no anexo II aponta serviço de tapa buracos em 9.105 vias e de recapeamento em 895 ruas. As informações estão na página 28 do edital do Pregão Eletrônico 234/2021.

Recuperação das vias por meio tapa buraco ocasionam prejuízos aos cofres públicos e aos contribuintes que pagam pelos serviços, para o serviço ser feito, e após algum tempo terá que ser feito novamente. Manaus em 2017 possuía cerca de 60 bairros cadastrados, em 2022 a realidade pode ser outra, desses em vários a necessidade de asfalto.

Durante o início das obras no Morro da Liberdade, zona Sul da capital, uma das primeiras ruas a receberem a requalificação foi a rua da casa de David Almeida, Cujo escândalo chegou a ocasionar a demissão de dois funcionários que cumpriam somente ordens.

A estimativa para este ano é que 18 mil ruas sejam recuperadas. Até agora de acordo com Seminf mais de 6 mil ruas já foram recuperadas, e que 50 receberam a pavimentação nos primeiros meses da administração.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.