Quarta, 18 de Maio de 2022
92 98468-7887
Amazonas ENERGIA ELÉTRICA

Roberto Cidade cobra que Amazonas Energia notifique previamente a troca de medidores aos consumidores

Na manhã da quarta-feira (19) houveram protestos na zona Norte de Manaus, contra a instalação do novo Sistema de Medição Centralizada (SMC) que triplicaram o valor da tarifa de energia elétrica na capital.

20/01/2022 12h48
Por: Lohana Rocha
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Moradores do Conjunto Canaranas e da Comunidade Fazendinha, no bairro Cidade Nova na zona Norte de Manaus, se reuniram em protesto na quarta-feira(19) contra o valor cobrado nas contas de energia. Segundo os manifestantes, após a troca dos medidores de energia, as contas faturadas pela concessionária mais que triplicaram de valor. Em casos, a fatura chega aos consumidores dessas comunidades com valores duplicados, por exemplo quem pagar R$ 1 mil, depois do reajuste começa a pagar R$ 2 mil. Muitos moradores reclamam que fazem de tudo para reduzir o consumo, porém não tem interferido muito no valor que chega no talão de cobrança.  

Vale enfatizar que muitos moradores dessa área, recebem renda de um salário mínimo se não até menos, também se encontram muitas famílias de baixa renda que não tem como arcar com esse valor exorbitante cobrado pela concessionaria de energia elétrica.  

O sistema de Medição Centralizada (SMC) implantado nesses locais deveria medir o consumo real dos clientes, no entanto, casa com poucos eletrodomésticos são contempladas com valores que não se enquadram na realidade da população. 

Nesta quinta-feira (20) o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), autor da Lei 5.533/2021 que obriga a Amazonas Energia notificar previamente o consumidor acerca da troca do medidor de energia elétrica, solicitou junto à concessionária, solicitação da comprovação de notificação prévia para a realização do serviço feito ontem nos bairros citados. 

Cidade foi informado por moradores sobre a troca dos medidores e quer saber se a empresa está respeitando a lei de sua autoria. 

"Há uma lei de minha autoria que obriga a Amazonas Energia informar previamente o consumidor acerca da troca do medidor. É uma lei em vigor e precisa ser respeitada. Por isso solicitei que a empresa envie a cópia da notificação, se é que ela existe. Infelizmente, acredito que não estejam fazendo o que manda a lei, mas estou dando a eles o benefício da dúvida". 

A Lei 5.533/2021, é oriunda do Projeto de Lei 57/2020 apresentado por Roberto Cidade e aprovado pela Assembleia Legislativa em junho do ano passado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.