Quarta, 18 de Maio de 2022
92 98468-7887
Amazonas INAUGURAÇÃO

Governo do Estado inaugura mais um ponto do Amazônia Conectada em Santa Isabel do Rio Negro

Onze municípios já contam com pontos de conexão do programa, implantado no Amazonas em parceria com a Prodam

20/01/2022 10h30 Atualizada há 4 meses
Por: Bianca Mello Fonte: Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

O Hospital Irmã Edwiges Maria Sikorska, localizado em Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus) já está operando com a conexão do Programa Amazônia Conectada. Com o novo link, o estado do Amazonas conta agora com 39 pontos, em diferentes localidades e municípios, operando com a conectividade via fibra óptica fluvial.

Segundo o diretor-presidente da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), Lincoln Nunes, o Amazônia Conectada está presente em 11 municípios, localizados nas calhas dos rios Negro e Solimões.

“Hoje temos escolas, unidades hospitalares, delegacias, unidades do Cetam (Centro de Educação Tecnológica do Amazonas), entre outros pontos que fazem parte da gestão pública conectados nos municípios de Novo Airão, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Coari, Codajás, Anori, Caapiranga, Manacapuru e Iranduba”, explicou Lincoln.

Telemedicina – O analista de telecom da Prodam, Sávio Nascimento, explica que com a instalação da conexão, 100% fibra óptica, o Hospital Irmã Edwiges Maria Sikorska se habilita a ser uma das unidades ativas para o projeto de Telemedicina do governo do estado, realizado em parceria com o Hospital Albert Einstein.

“Depois que concluímos a instalação, a equipe técnica do Albert Einstein validou o link instalado. Agora é só utilizar a parceria, para que os moradores de Santa Isabel do Rio Negro tenham atendimento especializado, de médicos do Hospital Albert Einstein de forma remota pelo link instalado pela Prodam”, afirmou Sávio.

Sobre o programa – O Amazônia Conectada é um projeto interministerial do Governo Federal e tem por objetivo implantar fibra óptica nos leitos dos rios da Amazônia, além de trechos terrestres, para interligar cidades e comunidades, e estabelecer canais de transmissão de dados de alta velocidade, seguros e confiáveis.

Em julho de 2021, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Administração e Gestão (Sead), assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o Exército Brasileiro para fortalecer o programa, implantado no Amazonas em parceria com a Prodam.

A assinatura do acordo vem possibilitando a ampliação das redes metropolitanas para conectar órgãos públicos (de todas as esferas), bem como hospitais e escolas, o que ampliará a implementação de políticas públicas no interior do estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.