Sexta, 28 de Janeiro de 2022
92 98468-7887
Geral ERRO

Falha no sistema faz com que auxílio-doença do INSS seja negado automaticamente

O erro estaria ocorrendo na imigração de dados entre os sistemas usados na perícia

13/01/2022 14h06 Atualizada há 2 semanas
Por: Thaís Ramos Fonte: Folha de São Paulo

Devido falhas em dois sistemas usados nas perícias para liberação dos benefícios por incapacidade do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), fez com que várias pessoas que já estavam aprovadas pelos médicos segundo a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) tivessem seus auxílios-doença negados.

Na última quarta-feira (12), foi encaminhado um oficio para o ministro Onyx Lorenzoni informando que várias pessoas tiveram seus seguros indeferidos e indevidos por incapacidade. Até o momento, o INSS não falou sobre o caso.

De acordo com a ANMP, o erro estaria acontecendo na imigração dos dados entre os sistemas. O Sabi (Sistema de Administração de Benefícios por Incapacidade) e o Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Cnis é arquivo básico do INSS, lá ficam registados os vínculos empregatícios do empregado, as contribuições e eventuais afastamentos.

Quando os dados são lançados no Sabi, eles sobem automaticamente para o Cnis, nesse processo estaria ocorrendo a falha e gerando a negativação automática. Além disso, os peritos informaram no oficio que o sistema que lança as informações coletadas pelos profissionais mediante os relatórios médicos, não está permitindo a caracterização do tipo de benefício.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.