Sexta, 28 de Janeiro de 2022
92 98468-7887
Brasil OURO PRETO

Desmoronamento atinge parte de centro histórico de Ouro Preto (MG)

Os casarões históricos estavam interditados devido a possibilidade de desmoronamento

13/01/2022 12h54
Por: Ricardo Xavier

Foto: Desmoronamento na cidade de Ouro Preto (MG) - G1 MG

 

Um desmoronamento de terra atingiu dois casarões no centro histórico da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, na manhã desta quinta-feira (13). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, não há registros de feridos ou vítimas do acidente. 

 

De acordo com a prefeitura, o local estava isolado no momento do momento do acidente como prevenção. O desmoronamento ocorreu na Rua Diogo de Vasconcelos, nas proximidades da Praça Cesário Alvim, a menos de 500 metros da sede da Prefeitura Municipal. Há riscos de novos desmoronamentos, de acordo com informações oficiais. 

 

Foto: Desmoronamento na cidade de Ouro Preto (MG) - G1 MG

 

 

Em nota, o Corpo de Bombeiros afirma que ainda há instabilidade no talude (superfície inclinada de um maciço de solo). Há possibilidades também de atingir um hotel e restaurante.

 

Segundo o secretário municipal da Defesa Civil, Juscelino Gonçalves, o morro é composto de rocha filito e xisto. "A terra está muito encharcada, as rochas estão muito encharcadas por baixo e isso potencializa o risco de mais deslizamentos. Ainda há possibilidade de descida (de terra) neste local", explicou em vídeo veiculado em rede social.

 

As construções atingidas pelo desmoronamento eram tombadas e estavam interditadas desde 2012, quando a Defesa Civil do município havia sinalizado que havia risco de deslizamento do morro. 

Vale lembrar que, o centro histórico de Ouro Preto foi o primeiro bem cultural brasileiro a ser reconhecido como patrimônio mundial pela Unesco, em 1980.



Foto: Google Street View/Reprodução - 10/2021

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.