Sexta, 28 de Janeiro de 2022
92 98468-7887
Entretenimento CURIOSIDADE

Qual a data certa para montar a árvore de Natal?

Também existe o momento correto para desmontar a árvore de Natal e o dia para montar o presépio

27/11/2021 18h49
Por: Andreia Souza

Segundo a tradição cristã, a árvore deverá ser montada no primeiro domingo Advento, neste ano comemorado no dia 28 de novembro, quatro semanas antes do Natal.

O Advento é um tempo de preparação para o Natal, que marca o nascimento de Jesus Cristo. Os fiéis celebram o nascimento de Jesus, se arrependem de seus pecados e promovem a fraternidade entre a igreja.

Como os enfeites simbolizam a preparação para a data tão esperada pelos cristãos, devem estar presente ao longo deste período.

Quando montar o presépio de Natal?

Os católicos, que têm costume de montar também o presépio, devem esperar mais um pouco para armá-lo.

A data correta é o terceiro domingo do Advento, neste ano em 12 de dezembro, dia marcado pelo aviso que o anjo Gabriel anuncia a chegada de Jesus para Maria.

Quando desmontar a árvore de natal?

Também existe o momento correto para desmontar a árvore de Natal, que é o Dia de Reis, em 6 de janeiro.

Presépio

São Francisco de Assis foi o primeiro a montar um presépio natalino, em 1223, na Itália. Era um momento onde a Igreja Católica não autorizava representações litúrgicas nas paróquias.

Contudo, São Francisco recebeu a permissão para montá-lo, com objetivo de relembrar o momento do nascimento de Jesus Cristo, facilitando a compreensão da população acerca do evento narrado na Bíblia.

Já no Brasil, o presépio foi montado pela primeira vez em 1552, pelo padre José de Anchieta.

O presépio deve conter os animais, simbolizando a simplicidade de Jesus e a natureza em serviço de Deus; os pastores, que foram os primeiros a saberem do nascimento de Jesus, depois de José e Maria; o anjo, como mensageiro de Deus; a estrela, que guiou os Reis Magos até o local onde nasceria Jesus.

Também os três Reis Magos, que representam a ciência, junto aos seus presentes: o ouro, incenso e mirra. Por fim, devem compor também o cenário José, Maria e Jesus.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.