Quarta, 01 de Dezembro de 2021
92 98468-7887
Saúde Amazonas

Ministério da Saúde capacita profissionais de saúde e segurança no Amazonas

25/11/2021 11h45
Por: Bianca Mello Fonte: Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Programação do curso conta com conteúdos teóricos e simulados práticos de incidentes com múltiplas vítimas

O Ministério da Saúde, em parceria com o Governo do Amazonas, iniciou, nesta quinta-feira (25/11), a capacitação “Resposta a Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV)” para profissionais de saúde e segurança no Estado. O curso será realizado até este sábado (27/11) reunindo médicos, enfermeiros, socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), bombeiros, servidores da Defesa Civil, trabalhadores de órgãos de trânsito e da segurança pública.

A abertura do evento aconteceu nesta quinta-feira, no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, onde também está sendo realizado o primeiro módulo do curso. A atividade prática de simulação realística será na área de concentração do Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, no sábado, com a presença de autoridades. O Amazonas é o segundo estado da federação a receber a capacitação.

A secretária executiva adjunta de Atenção à Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), Bruna Machado, ressaltou a importância desta capacitação de forma integrada, envolvendo vários órgãos, que auxiliará para que os resgates em incidentes com múltiplas vítimas sejam exitosos no estado.

“O objetivo do curso é capacitar todos os envolvidos que estão na linha de frente. Acreditamos que esses participantes serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos durante o evento. A qualificação desses profissionais demonstra a preocupação do Governo do Estado em integrar e capacitar os profissionais de diversas esferas para garantir o fortalecimento da rede de urgência e emergência, assim subsidiando condições favoráveis para que o trabalho em conjunto seja realizado com êxito”, declarou.

O superintendente do Ministério da Saúde no Amazonas, Paulo Ricardo Loureiro, destacou a importância do curso para o fortalecimento da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O curso é muito importante. A Força Nacional tem levado essa iniciativa para todo o país. A última foi feita, recentemente, no Espírito Santo capacitando diversos profissionais, do Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha, Aeronáutica, Secretaria de Saúde do Estado, médicos, Defesa Civil. Esse evento para o Ministério da Saúde agrega valor no nosso suporte como Força Nacional”, afirmou.

Para a coordenadora da remoção inter-hospitalar do Samu, enfermeira Lídia Freitas, o treinamento irá resultar em um melhor atendimento à população. “O benefício não é só para a categoria Samu, mas para todos os órgãos envolvidos e especificamente para a população que venha necessitar do nosso serviço quando acometida por um incidente de múltiplas vítimas”, disse.

Treinamento completo – O curso contará com simulados teóricos e práticos, proporcionando debates e reflexões críticas para exercícios de cena de situações prováveis tanto do cotidiano quanto para atendimentos de possíveis acidentes graves no estado.

A capacitação será ministrada por instrutores especialistas da Força Nacional do SUS, com a participação de 230 profissionais da SES-AM, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus), do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual e Municipal, das Polícias Civil e Militar, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que receberão um certificado no término das atividades.

Para realização do curso, o Ministério da Saúde, por meio da SES-AM, conta com a parceria de diversos órgãos, como o Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Manaus, Polícias Civil e Militar; Polícias Federal e Rodoviária Federal, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Atividade prática – No sábado (27/11), será realizado exercício prático por meio da simulação do atendimento, integrando profissionais da saúde e segurança, em um incidente envolvendo múltiplas vítimas, que serão representadas por voluntários da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Durante o simulado de cena, os participantes do curso terão a oportunidade de exercitar o planejamento conjunto em situações que empreguem resposta coordenada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.