Quarta, 01 de Dezembro de 2021
92 98468-7887
Amazonas FISCALIZAÇÃO

Ex-chefe da PF no Amazonas comenta sobre balsas de garimpo no Amazonas: "PF tem imagens diárias de toda Amazônia"

“As balsas de garimpo no Rio Madeira são perfeitamente visíveis nas imagens de satélite do sistema Brasil MAIS (Planet Labs). Graças a esse projeto (ideia minha) a PF tem imagens diárias de toda Amazônia. É um grande avanço, mas não basta ver é preciso agir”, escreveu.

25/11/2021 10h05
Por: Sadim Salatiel
Ex-chefe da PF no Amazonas comenta sobre balsas de garimpo no Amazonas:

 

O ex-superintendente da Polícia Federal no Amazonas, delegado Alexandre Silva Saraiva comentou nesta quarta-feira (24) sobre as balsas de garimpo ilegal que foram identificadas no Rio Madeira, próximo ao município de Autazes, no Amazonas.

As imagens de várias balsas e dragas foram identificadas no Rio Madeira, no Amazonas no início desta semana, porém a informação é que a estrutura estaria atuando no local há pelo menos 15 dias.

O delegado comemorou o fato da PF conseguir monitorar as balsas por meio do sistema Brasil MAIS (Planet Labs). No Twitter, ele disse que teve a ideia e considera um avanço. “As balsas de garimpo no Rio Madeira são perfeitamente visíveis nas imagens de satélite do sistema Brasil MAIS (Planet Labs). Graças a esse projeto (ideia minha) a PF tem imagens diárias de toda Amazônia. É um grande avanço, mas não basta ver é preciso agir”, escreveu.

O sistema de monitoramento teve seu primeiro contrato em 2020 e foi assinado por R$ 49 milhões com a empresa norte-americana Planet Labs. O sistema dar acesso a imagens de satélite pelo período de 1 ano para monitorar o desmatamento e queimadas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.