Domingo, 28 de Novembro de 2021
92 98468-7887
Política JOGO DURO POR APOIO

Eleições 2022: PSB cobra contrapartidas do PT em seis estados em troca de apoio a Lula

Presidente do PSB, Carlos Siqueira, se reuniu com ex-presidente no início do mês

17/10/2021 11h16 Atualizada há 1 mês
Por: Wellyson Nascimento Fonte: O GLOBO
Eleições 2022: PSB cobra contrapartidas do PT em seis estados em troca de apoio a Lula

O PSB está decidido a jogar duro com o PT para ceder o apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial. Como contrapartida, socialistas querem a adesão de petistas nas disputas estaduais até a nomes que fizeram críticas duras ao partido nos últimos anos.

Em conversa com Lula no último dia 5, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, disse que espera contar com o apoio do PT aos candidatos da legenda a governador nos estados de Pernambuco, Espírito Santo, Rio, Acre, Rio Grande do Sul e São Paulo.

— Podemos fazer uma aliança com o PT, mas isso precisa de reciprocidade — afirma Siqueira.

De acordo com um dirigente petista que participou da conversa, as adesões aos candidatos do PSB em Pernambuco, Rio e Espírito Santo devem ganhar o aval da cúpula partidária, mas em São Paulo e no Rio Grande do Sul há fortes resistências. No Acre, a questão deve ser decidida pelas lideranças locais.

Na eleição para o governo gaúcho, o PSB pretende lançar o ex-deputado federal Beto Albuquerque, que foi vice de Marina Silva na eleição presidencial de 2014. A partir daquela disputa, ele passou a atacar Lula e o PT. Até julho deste ano, Beto costumava publicar em suas redes sociais vídeos do pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, alguns deles com ataques indiretos ao líder petista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.