Domingo, 19 de Setembro de 2021
92 98468-7887
Polícia COMBATE

SSP-AM realiza ação para combater a mendicância infantojuvenil em Manaus

A SSP-AM, por meio do DPV, em parceria com a Sejusc, realizou, na tarde da segunda-feira (13/09), uma blitz de panfletagem.

14/09/2021 14h35 Atualizada há 5 dias
Por: Bianca Mello Fonte: Secom Amazonas
combater a mendicância infantojuvenil em Manaus
combater a mendicância infantojuvenil em Manaus

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas(SSP-AM), por meio do Departamento de Prevenção à Violência (DPV), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania(Sejusc), realizou, na tarde da segunda-feira (13/09), uma blitz de panfletagem no bairro Cidade Nova, na zona norte de Manaus. O objetivo da ação é conscientizar a população sobre a mendicância infantojuvenil, crime previsto no artigo 247, inciso IV, do Código Penal.

De acordo com servidor do DPV, Guilherme Barros, a ação tem o objetivo diminuir o número de crianças e adolescentes com os direitos violados pela exploração do trabalho infantil e a exposição à mendicância.

“Estamos conscientizando aquela população que dá esmolas para crianças nos sinais. Às vezes você acha que está ajudando aquela criança, e acaba prejudicando, porque lugar de criança é na escola, e não nos sinais e esquinas pedindo dinheiro. Com essa ação, nós vamos alertar para os riscos que esse tipo de atitude pode trazer para essa criança”, disse.

A psicóloga da Sejusc, Mônica Tavares, explicou que a permanência das pessoas nos semáforos depende da ajuda oferecida pelos condutores.

“O nosso intuito é tentar diminuir esse estímulo da própria população em ficar alimentando na questão das esmolas, porque estão usando as nossas crianças, explorando e alugando elas para pedir esmola nas ruas, então nosso dever é esse, fazer com que essa ação seja diminuída”, ressaltou.

A primeira etapa da ação é de sensibilização de condutores de veículos, que são abordados por crianças e adolescentes nos semáforos, onde os mesmos realizam várias atividades que caracterizam trabalho infanto-juvenil e mendicância, como comércio de produtos, limpeza de para-brisas, malabares e pedidos de ajuda em dinheiro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.