Domingo, 19 de Setembro de 2021
92 98468-7887
Esportes DOPING

Atleta brasileiro é pego no doping uma semana antes dos jogos olímpicos

Fernando Reis atleta do levantamento de peso foi pego no doping, Comitê Olímpico do Brasil enviou nota sobre o caso

17/07/2021 08h40 Atualizada há 2 meses
Por: Andreia Souza

Promessa de medalha para o Brasil na Olimpíada de Tóquio, Fernando Reis, do levantamento de peso, foi suspenso dos Jogos após ser flagrado no exame antidoping uma semana antes de embarcar para o Japão. O exame realizado em 11 de junho atestou a presença do Hormônio do Crescimento. Segundo nota da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso, Fernando Reis foi suspenso provisoriamente. O Comitê Olímpico do Brasil ainda não se pronunciou.

O atleta chegava em alta para a Olimpíada de Tóquio. Atual tricampeão dos Jogos Pan-Americanos, Fernando Reis exibe um bronze no mundial de 2018 em seu currículo, a primeira conquista brasileira na modalidade. Em 2016, no Rio de Janeiro, foi quinto colocado. De acordo com o advogado do esportista, 'será esclarecido que ele não utilizou nenhuma substância proibida'.

- O que eu posso dizer é que ele é um dos atletas mais testados do mundo. Só nos últimos meses, ele fez mais de dez exames, todos sem problema nenhum. Então, será esclarecido que ele não utilizou nenhuma substância proibida. Não nos manifestaremos mais sobre esse caso até o fim do julgamento a modo de preservar a imagem do atleta. Tomaremos medidas urgentes - afirmou o advogado.

Não é a primeira vez que Fernando Reis é suspenso por doping. No Campeonato Nacional Universitário, em Shrevport, nos Estados Unidos, em 2011, o exame do atleta deu positivo para a substância metilhexanamina.

Nota da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso na íntegra

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) comunicou, em despacho, nesta sexta-feira (16), a suspensão provisória do pesista Fernando Reis, de forma imediata. O atleta viajaria na próxima semana para o Japão, para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Fernando foi suspenso em razão de resultado analítico adverso em testagem realizada no dia 11 de junho de 2021, fora do período de competições. O comunicado diz que foi encontrada a substância Hormônio do Crescimento, enquadrada no grupo S2, de Hormônios peptídicos, fatores de crescimento, substâncias relacionadas e miméticos, nas amostras coletadas.

O atleta pode solicitar a abertura da contraprova e a questão ainda será julgada posteriormente pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem. Ainda não há data definida para o julgamento da questão.

A Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) seguem as orientações da ABCD e utilizam o Protocolo Jogo Limpo, para maior confiabilidade dos resultados de suas competições.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.