Sábado, 31 de Julho de 2021
92 98468-7887
Saúde VACINA

Anvisa autoriza importação excepcional da vacina russa Sputnik V por sete estados

Serão 592 mil doses no total, que deverão ser utilizadas sob condições controladas

16/06/2021 09h19
Por: Lohana Fernandes
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu autorização, na noite de terça-feira (15), para a importação excepcional da vacina Sputnik V por mais sete Estados: Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás. Serão 592 mil doses no total.

Conforme a Anvisa, a importação deverá ser realizada sob condições controladas. Para tanto, de acordo com a agência, foram estabelecidas responsabilidades e condicionantes aos Estados requerentes.

As principais condições preveem que a vacina deverá ser utilizada apenas na imunização de indivíduos adultos saudáveis e que todos os lotes dos imunizantes importados somente poderão ser destinados ao uso após liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

Além disso, a Anvisa receberá relatórios periódicos de avaliação benefício-risco da vacina. A agência poderá ainda, a qualquer momento, suspender a importação, distribuição e uso das doses, dentre outros aspectos.

Na deliberação, também foram autorizados quantitativos reduzidos de doses a serem importadas para vacinação de 1% da população de cada um dos Estados, o que permitirá o adequado monitoramento e ação imediata da Anvisa, caso necessário:

  •     Rio Grande do Norte - 71.000 doses
  •     Mato Grosso - 71.000 doses
  •     Rondônia - 36.000 doses
  •     Pará - 174.000 doses
  •     Amapá - 17.000 doses
  •     Paraíba - 81.000 doses
  •     Goiás - 142.000 doses

No último dia 4, a Anvisa já havia autorizado, com as mesmas condicionantes, pedidos de importação de vacinas contra a covid-19 fabricadas na Rússia, pelo Instituto Gamaleya, e na Índia, pelo laboratório Bharat Biotech. O pedido relativo à Sputnik V foi feito por Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Piauí.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.