Quarta, 16 de Junho de 2021
92 98468-7887
Saúde NOVAS VARIANTES

Pesquisadores Chineses encontram novas variantes da covid-19 em morcegos

Apesar de quatro vírus serem amostras semelhantes ao SARS-CoV-2, apenas um chamou a atenção da equipe. Apelidado de RpYN06, o coronavírus foi encontrado em morcegos da espécie Rhinolophus pusillus.

11/06/2021 14h55
Por: Wellyson Nascimento
Foto: Reprodução/Internet

Os morcegos são grandes transportadores de vírus e agora novas versões do coronavírus foram encontradas nesses animais por um grupo de investigadores chineses. A maior parte desses vírus não são perigosos para os humanos, porém apenas um deles se assemelha ao SARS-CoV-2.

Em um relatório publicado na revista Cell, os pesquisadores revelam terem descoberto 24 nos genomas de coronavírus em uma pequena região na província de Yunnan, no sudoeste da China. “Localizamos 24 novos genomas de coronavírus de diferentes espécies de morcegos, incluindo quatro coronavírus semelhantes ao SARS-CoV-2”, disse Weifeng Shi, da Universidade de Shandong, líder do estudo.

O vírus é muito parecido com o causador da Covid-19, exceto por algumas diferenças genéticas na proteína Spike, uma das principais responsáveis pela infecção.

Os pesquisadores também classificam a possibilidade do vírus da Covid-19 ter vazado de um laboratório como fantasia e afirmam que os estudos indicam que o patógeno provavelmente saiu de um morcego para um animal intermediário para depois chegar aos humanos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.