Quinta, 06 de Maio de 2021
92 98468-7887
Geral Amazonas

Sepror discute com a Funai ações futuras para beneficiar agricultores indígenas

Secretário de Estado de Produção Rural, Petrucio Magalhães Júnior, recebeu no gabinete da pasta o coordenador regional da Funai.

04/05/2021 16h41
Por: Bianca Mello Fonte: Secom Amazonas
ações para beneficiar agricultores indígenas
ações para beneficiar agricultores indígenas

Na manhã desta terça-feira (04/05), osecretário de Estado de Produção Rural, Petrucio Magalhães Júnior, recebeu no gabinete da pasta o coordenador regional daFundação Nacional do Índio(Funai), Francisco Castro, em encontro para tratar da cooperação mútua para apoio aos agricultores indígenas, além da participação no Plano Safra do Governo do Amazonas.

Na reunião, Francisco Castro salientou a necessidade dos povos indígenas de receber apoio por meio das políticas públicas. “O índio quer e precisa de renda. Eles podem estar cheios de terras, mas, se não têm renda para se manter, fica difícil viver”, disse o coordenador regional da Funai.

Petrucio Magalhães apontou que os indígenas já estão inseridos no Programa Agro Amazonas e no Plano Safra 2021/2022, mas precisam estar cadastrados junto aos órgãos do Governo, como as secretarias de Estado de Assistência Social (Seas) e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), e o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), para receberem alimentos dos programas governamentais.

“A agricultura indígena está no Plano Safra. Contratamos técnicos indígenas para atuar no interior e desenvolver uma política de agricultura indígena e, principalmente, levar as ações até eles. Já temos alguns números positivos como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do qual participam 55 produtores indígenas cadastrados, que vendem a produção e realizam a doação simultânea”, disse Petrucio.

Outros temas, como a pesca esportiva e o programa “Peixe no Prato Solidário”, foram tratados. Também foi debatido o lançamento de editais de casas de farinha e de sementes e mudas para os agricultores indígenas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.