Sexta, 07 de Maio de 2021
92 98468-7887
Amazonas ABASTECIMENTO

Cosama chega a São Gabriel da Cachoeira para melhorar o sistema de abastecimento de água da cidade

Equipe de 20 técnicos da Cosama chegou a São Gabriel para iniciar os trabalhos de melhorias no atual sistema de abastecimento de água.

04/05/2021 07h41 Atualizada há 4 dias
Por: Bianca Mello Fonte: Secom Amazonas
Equipe de técnicos da Cosama chegou ao município nesta segunda-feira (03/05) - FOTO: Filipe Augusto/Cosama
Equipe de técnicos da Cosama chegou ao município nesta segunda-feira (03/05) - FOTO: Filipe Augusto/Cosama

Uma equipe de 20 técnicos da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) chegou, nesta segunda-feira (03/05), ao município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), para iniciar os trabalhos de transição e melhorias no atual sistema de abastecimento de água da cidade. O trabalho acontece por orientação do governador Wilson Lima e após a Cosama e a Prefeitura Municipal terem assinado termo de cooperação técnica, no dia 24 de abril. A comitiva foi recebida pela vice-prefeita da cidade, Eliane Falcão, que se reuniu e acompanhou os trabalhos iniciais dos técnicos.

Seguindo o planejamento estratégico da diretoria executiva, a equipe técnica irá realizar os trabalhos de reconhecimento e de análise da área operacional do atual sistema para a execução dos trabalhos de reforma, revitalização e implantação de novos equipamentos para melhorias de curto, médio e longo prazo, além de estudos técnicos e análises físico-química e microbiológica da água do município e, também, das estruturas dos poços de captação existentes. 

A Cosama chega à cidade realizando um recadastramento de dados para mapear os bairros, casas e estabelecimentos, que atualmente estão ou não recebendo água encanada, além de realizar um levantamento detalhado de quantas pessoas irão ser beneficiadas com água tratada. 

Segundo o Diretor-Presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas, Armando do Valle, há 20 anos a população estava sofrendo com o atual serviço, mas com o termo assinado entre o Governo, Cosama e a Prefeitura, a realidade de mudança no abastecimento irá acontecer. 

“Aqui estamos por orientação do Governador Wilson Lima, trabalhando em prol do povo, das pessoas mais necessitadas de São Gabriel da Cachoeira. Vamos fazer um diagnóstico completo para substituirmos equipamentos e tratarmos a água que é fornecida o quanto antes. O Governador se importa com o fornecimento de água, e sabe da importância que a água tratada possui para gerar saúde, e qualidade de vida para as pessoas de São Gabriel e para os demais municípios que precisam de ajuda nessa área”, disse Valle.

A vice-prefeita da cidade, Eliane Falcão, afirma que os Gabrielenses esperavam os trabalhos, e que um novo tempo chega na cidade. 

“A Cosama vindo para São Gabriel da Cachoeira vai beneficiar muitas famílias, que há muito tempo tem dificuldade de receber água para consumo humano. Então a população realmente precisa dessa ajuda de receber água tratada em casa”, afirmou Falcão 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.