Quinta, 06 de Maio de 2021
92 98468-7887
Amazonas FISCALIZAR

Prefeitos tem até 18 de abril para explicar ao TCE-AM sobre campanha de vacinação contra Covid-19

Com o intuito de fiscalizar como está a atuação na imunização da população de cada município

13/04/2021 11h57
Por: Andreia Souza
Prefeitos tem até 18 de abril para explicar ao TCE-AM sobre campanha de vacinação contra Covid-19

Os prefeitos dos municípios do Estado foram oficiados pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) a responderem a um questionário sobre às campanhas de vacinação contra a Covid-19 executadas em cada município. O questionário faz parte de um projeto para auxiliar os gestores na melhora da operacionalização da vacinação em todo o país.

"Encaminhamos questionamentos aos prefeitos para entendermos de que forma as campanhas de vacinação estão sendo conduzidas nos municípios e, entre outras coisas, realizarmos o cruzamento de dados para garantir que o processo seja transparência, igualitário e obedeça aos critérios estabelecidos pelo Ministério de Saúde", disse o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

Segundo o ofício emitido pela Corte de Contas aos prefeitos, os gestores devem responder o questionário ate o dia 18 de abril data limite para responderem dois questionários com perguntas referentes à imunização no respectivo município. Dentro do questionário estão indagações como a logística para aplicação e recebimento da vacina; a gestão dos insumos necessários; processamentos de dados cadastrais, além da comunicação e transparência no processo de vacinação.

Rodrigo Valadão que é chefe do Departamento de Auditoria em Saúde (Deas), afirmou que o intuito do TCE-AM é, nesse momento, fazer um levantamento inicial da operação das campanhas de vacinação.

"Nesse primeiro momento buscamos saber os dados de planejamento, o que foi realizado para fazer a campanha de vacinação, e os dados da execução propriamente dita. A ideia é saber como os municípios estão trabalhando em cima desses dois procedimentos, o planejar e o executar, e se esses procedimentos estão sendo feitos de maneira que possa atender a dinâmica da campanha de vacinação", frisou o chefe de Deas, Rodrigo Valadão.

Planejamento nacional

Os pedidos de informações aos prefeitos do Amazonas fazem parte de uma iniciativa do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil (CNPTC), que irá reunir os dados a nível nacional para colaborar com a otimização dos planos de imunização. Os dados farão parte de um site específico sobre o tema.

Por meio deste hotsite, o CNPTC fará uma análise das maiores dificuldades apontadas pelos gestores para viabilizar as possíveis contribuições que podem ser feitas pelos Tribunais aos municípios do país.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.