Quinta, 06 de Maio de 2021
92 98468-7887
Amazonas DESACELERADO

Amazonas está deixando a 2ª dose da vacina contra Covid-19 de lado

Dados mostram que os amazonenses não estão muito preocupados em tomar a segunda dose do imunizante

10/04/2021 19h06 Atualizada há 4 semanas
Por: Eduardo Menezes

Reportagem da Folha de São Paulo trás dados do DataSUS que revelam que o Amazonas, que já liderou a campanha de vacinação contra a Covid-19, está ficando para trás quando se trata da segunda dose. Cerca de 31,31% dos vacinados com a primeira dose não voltaram para a segunda imunização.

O levantamento olhou apenas para a Coronavac porque o intervalo entre doses do imunizante de Oxford/Astrazeneca é de 90 dias —as taxas de abandono dessa vacina, portanto, só podem ser calculadas a partir do final deste mês.

A Coronavac é a principal vacina contra Covid-19 aplicada no país. No primeiro mês de aplicação dos imunizantes, 7 em cada 10 vacinados receberam a vacina produzida pelo Instituto Butantan.

Em Roraima e no Amazonas, a quantidade de pessoas que tomaram apenas a primeira dose da Coronavac e não voltaram para receber a segunda passa de 25%. As menores taxas de abandono da vacina estão em Alagoas e no Rio Grande do Norte, ambos abaixo de 7% (veja infográfico).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.