Quinta, 06 de Maio de 2021
92 98468-7887
Entretenimento LIVE

Grupo Raça Negra fará live neste sábado (10)

A transmissão da será pelo YouTube a partir das 20h deste sábado, hora Manaus

10/04/2021 18h35 Atualizada há 4 semanas
Por: Andreia Souza
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Formado há 36 anos, o grupo é comandado por Luiz Carlos, seu início se deu na periferia da Zona Leste de São Paulo em 1983, com um trio. O grupo gravou seu primeiro disco (já com sete integrantes) em 1991, oito anos depois de ser criada. Lançando um disco a cada ano, emplacaram inúmeros sucessos como “Cigana”, “Doce Paixão” e “Cheia de Manias” e deu início à era do pagode, o samba paulista, que invadiria as rádios populares no início dos anos 90. Lançou mais de dezoito discos. O sucesso se manteve por boa parte da década e a banda chegou a ter o maior cachê cobrado por um show nacional na década de 1990.

Formaram o grupo "A Cor do Samba", mas como o nome acabou gerando piadas maldosas, por sugestão dos fãs que desde 1983 no bairro Vila Nhocuné, já acompanhavam o grupo em suas apresentações no Bar do Coalhada, deram a sugestão de banda Raça Negra, que assim passou a se chamar e emplacou nas paradas de sucessos. Aos poucos foram juntando os integrantes. A Banda Raça Negra tocava músicas de outros cantores em ritmo de samba. Os integrantes gravaram uma fita e foram em busca de gravadoras. Depois de algum tempo foram apresentados a RGE que se interessou pelo trabalho, gravando vários discos. No primeiro, lançado em 1991, fez sucesso a música Caroline, de Luiz Carlos, o que fez o grupo receber convites para se apresentar em programas de televisão do RJ e SP. A partir daí as propostas de shows aumentaram e o grupo passou a se apresentar em várias capitais do país.

O primeiro grande sucesso do Raça Negra foi o hit "Caroline", do primeiro CD “Raça Negra - Vol. 01”, lançado em 1991, que representou o início da popularização do samba em todo o país. Fortaleza recebeu inúmeros shows do grupo nos anos 1990. Em 2004, os cearenses foram até presenteados com a gravação de um DVD.

Nos últimos anos, o grupo vem apostando em parcerias musicais. “Raça Negra e Amigos”, lançado em 2012, contou com diversas participações especiais como Alexandre Pires, e Michel Teló. Após o sucesso do álbum “O Rei do Baile”, que contém releituras das mais famosas músicas brasileiras, a banda resolveu repetir a dose de 2012 e presentear seus fãs de todas as gerações lançando o 5° DVD da sua carreira, o “Raça Negra e Amigos II”.

Os amantes do samba raiz esperam ansiosamente a transmissão da noite deste sábado, que no horário de Manaus terá início as 20h.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.