A Zona Franca de Manaus (ZFM), já começa a sentir os efeitos da suspensão na produção de empresas do Sul e Sudeste do Brasil. De acordo com publicação do Estadão, a paralisação das atividades nas principais montadoras do país vai afetar a cadeia de fornecedores do modelo amazonense.
Com o agravamento da pandemia na região Sul e Sudeste do Brasil, várias montadoras decidiram suspender as atividades, pelo menos até abril. O setor que mais vai sofrer é o de automóveis. A empresa Visteon Amazonas deve dar férias coletivas aos funcionários. Entre os clientes da empresa, estão GM, Volks, Ford, Peugeot, Renault e Citroën, além da Honda Moto.
“Aparentemente, este ano vai se repetir com o agravamento da pandemia nos Estados do Sul e do Sudeste.”, afirmou Wilson Périco, Presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam).
Para economistas consultados pelo Laranjeiras News, seria de fundamental importância um diálogo mais aproximado com as empresas e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), para poder entrar com medidas para estancar as possíveis demissões que possam ocorrer neste período.
A Suframa foi consultada, mas não respondeu aos questionamentos.
Mín. 24° Máx. 31°
Mín. 25° Máx. 29°
Sol com muitas nuvens e chuvaMín. 25° Máx. 29°
Sol com muitas nuvens e chuva