BANNER JORNALISMO DE VERDADE
FALTA DE MEDICAMENTO

Reportagem do Jornal Nacional mostrou Pacientes em Parintins amarrados por possível falta de sedativo no município.

De acordo a matéria do JN a Defensoria Pública afirma que vai investigar se realmente o caso está ocorrendo por falta de sedativo no hospital da cidade.

22/02/2021 21h00Atualizado há 2 semanas
Por: Wellyson Nascimento
Fonte: Jornal Nacional
Foto: Reprodução/JN
Foto: Reprodução/JN

A Defensoria Pública investiga se pacientes com Covid-19 foram amarrados por falta de sedativo no Hospital Municipal Jofre Cohen, em Parintins, no interior do Amazonas mostrando no Jornal Nacional na edição desta segunda-feira (22). 

Eles passaram o fim de semana amarrados nas próprias macas, com nós improvisados por gaze. Um denunciante afirmou que acabou o sedativo usado na intubação. Os pacientes estavam inconscientes, intubados e em estado grave.

"Com toda certeza, a Defensoria vai oficiar a Prefeitura de Parintins, mas também a direção do hospital, para pedir esclarecimentos sobre o fato que as imagens retratam. E aí, a depender dessa resposta, a gente vai sim analisar e considerar sim a propositura de ação judicial", informou o defensor público Rafael Barbosa.

A intubação é um procedimento que visa preservar a respiração em quadros de complicação respiratória grave, como as que acontecem com os pacientes de Covid. Com isso, o paciente passa a respirar com auxílio mecânico. 

Antes da pandemia, os hospitais do Amazonas consumiam 800 ampolas por mês de um dos medicamentos usados para sedação. Com a nova explosão de casos de Covid, o número subiu para 28 mil ampolas em dezembro, e 50 mil em janeiro, quando estado viveu o momento mais crítico.

Ainda segundo a matéria o diretor da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), Cláudio Nogueira

diz que se preocupa a produção nacional, “se repetir em outros estados o que aconteceu aqui no estado do Amazonas, nós podemos ter um desabastecimento nacional se a indústria farmacêutica não aumentar sua produção", informou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 12h05
28°
Nuvens esparsas Máxima: 28° - Mínima: 24°
32°

Sensação

13 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
banner 300x600
NOTÍCIA COM QUALIDADE
Municípios
esporte com emoção
Últimas notícias
entretenimento e +
Mais lidas
sociedade em foco
esporte com emoção seguimentado