O curta-metragem amazonense ‘A Benzedeira’, da Cacique Produções, é uma das obras selecionadas para a oitava edição do Festival de Cinema de Caruaru, em Pernambuco. O filme inédito é protagonizado pela atriz Rosa Malagueta e conta com roteiro e direção de Wallace Abreu.
A lista dos selecionados foi divulgada na manhã do último sábado (20/2). Conforme Abreu, o filme amazonense é a única produção da região Norte selecionada para o evento. A produção vai concorrer com mais de 500 produções cinematográficas brasileiras.
Wallace Abreu, que é diretor e roteirista, explica que a exibição do filme no festival marcará a estreia da obra. “Finalizamos o filme em janeiro deste ano e esse é o primeiro festival para qual o filme é selecionado. Estamos muito felizes com essa notícia, principalmente por podermos levar nossa arte, nossa cultura, para outros lugares, mesmo em meio a esta pandemia que tem nos limitado enquanto artistas, enquanto realizadores e produtores culturais, já que temos sido diretamente afetados pelas restrições impostas na tentativa de frear a proliferação desse vírus”, ressalta.
Festival
Por conta da pandemia da Covid-19, neste ano, o Festival de Cinema de Caruaru será realizado em formato virtual.
O evento acontecerá de 15 a 30 de março, e as produções selecionadas poderão ser assistidas por meio de links que serão disponibilizados no site do evento (www.festivaldecararu.com.br).
‘A Benzedeira’ integra a Mostra Brasil de Curta-metragem, concorrendo aos principais prêmios do festival, entre eles Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Desenho de Som, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Pôster.
Curta
Na trama, Rosa Malagueta dá vida à benzedeira Luiza Pereira, que é impedida pela Justiça de praticar suas orações para curar males do corpo e da alma. “A história que apresentamos é ficcional, mas está enraizada em uma das tradições mais bonitas e poderosas do povo brasileiro, que é a prática do benzimento, que na região amazônica encontrou o cenário perfeito para se desenvolver, embora esteja presente em diversas regiões do Brasil”, destaca a atriz.
“Eu ainda fico emocionada vendo o filme, mesmo já tendo assistido a obra tantas vezes. Tem uma magia especial nesse trabalho, e a gente sente isso desde o início do processo de construção desse curta. Fico muito honrada em poder estar levando pelo Brasil essa mensagem positiva, de fé e esperança que o filme transmite, e de fazer essa homenagem às benzedeiras, ou rezadeiras, como também são conhecidas”, completa Malagueta.
A obra foi produzida com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio de projeto aprovado no Edital Conexões Culturais, da Prefeitura de Manaus. Além de Rosa Malagueta, integram o elenco os atores Hely Pinto, Paulo Altalegre, Jôce Mendes, Márcia Vinagre, Tony Ferreira.
O curta conta, ainda, com participação de Juliana Malveira, Eduardo Gomes, Rafaela Martins, além dos atores mirins Joaquim Margarido e Milyanne Thaumaturgo.
Sensação
Vento
Umidade