Corredores do PoderAs principais informações e análises sobre os bastidores da política do Amazonas e de Brasília.
O presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Mário de Melo ameaçou na tarde desta quinta-feira (21), determinar a exoneração da secretária de saúde do município Shádia Fraxe, o que para David Almeida (Avante), pode implicar no cumprimento supostos acordos políticos.
Isso porque Shádia Fraxe seria uma peça de um acordo entre o deputado Abdala Fraxe (Podemos), seu esposo e representante da oposição para que David Almeida mantenha sua governabilidade. Nos bastidores, Abdala é apontado como um dos financiadores de campanha de David Almeida e além disso foi um dos empresários que o ajudou a manter o alto padrão de vida fora do poder.
Shádia Fraxe é esposa do deputado Abdala Fraxe, apontado como um dos financiadores de David Almeida (Foto: Reprodução)
A saída de Shádia pode representar a total perda de controle de David e uma incursão agressiva da oposição no parlamento municipal contra o mandatário. A pasta da saúde, ocupada por Shádia prevê aporte de R$ 1,109 bilhão, o segundo maior orçamento da administração municipal.
As representações foram encaminhadas à presidência do TCE-AM e deverão serão remetidas, com urgência, aos relatores, conselheiro Ari Moutinho Júnior (Secretaria Municipal de Saúde) e conselheira Yara Lins dos Santos (Secretaria de Estado de Saúde -SES) para apreciação, e os conselheiros deverão decidir que punição devem adotar para o caso, se multa que pode chegar a R$ 68,2 mil por grave infração - e a determinação para exoneração dos secretários dos cargos.
Sensação
Vento
Umidade