BANNER JORNALISMO DE VERDADE
NOVOS ARES

Donald Trump deixa a Casa Branca

Donald Trump não quis participar da cerimônia de posse de Joe Biden. Ele deixou a Casa Branca às 8h de Washington e decidiu passar seus últimos momentos como presidente em seu resort na Flórida.

20/01/2021 11h29
Por: Joyce Carvalho
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

Donald Trump fez sua última aparição em Washington DC como presidente nesta quarta-feira (20), horas antes de Joe Biden prestar juramento como o novo líder dos Estados Unidos. 

Trump deixou a Casa Branca, falou rapidamente com alguns repórteres que o aguardavam do lado de fora do edifício. Ele agradeceu, disse que foi uma honra ter sido presidente e se despediu, de acordo com jornalistas que estavam lá. 

Ele, então, entrou em um helicóptero que o levou para a Base Andrews, uma pista aérea da força militar no estado de Maryland. De lá, pegou o Air Force One, o avião presidencial, para a Flórida  

Ele sai da presidência depois de sofrer dois impeachments. O julgamento do segundo caso ainda está pendente no Senado.  

Os convidados do evento de despedida foram obrigados a chegar às 7h15 de Washington. Familiares de Donald Trump, como Ivanka Trump e Donald Trump Jr., aguardavam na pista. Havia uma ordem que proibia a presença de armas, munição, armas de brinquedo ou canetas de laser.  

Trump, então, fez seu último discurso como presidente. Ele não mencionou o nome de Joe Biden. No discurso, ele citou algumas das medidas que ele aprovou durante a sua gestão, como a nomeação de mais de 300 juízes e três ministros da Suprema Corte, o corte de impostos, a eliminação de regulamentações e índices de desemprego.  

Ele afirmou que conseguiu bons números duas vezes antes e depois da pandemia. Trump fez menções à próxima gestão: ao fazer elogios à própria administração, afirmou que o próximo governo terá uma base sólida. 

Ao se despedir, ele agradeceu os votos que recebeu, um recorde, em números absolutos, para um presidente incumbente.  

Os apoiadores que estavam na pista fizeram um coro em que diziam "obrigado, Trump". Ele, então, respondeu: "Sempre lutarei por vocês, eu estarei vendo, escutando. Nós amamos vocês, voltaremos de alguma forma". 

Quando o avião decolou, os alto-falantes da base aérea tocaram a canção "My Way", na versão de Frank Sinatra, em que ele canta versos que diz "fiz do meu jeito". 

Últimas ações 

Poucas horas antes de deixar o cargo, Trump concedeu o indulto presidencial ao ex-aliado Steve Bannon.  

Além dele, mais de 70 pessoas, entre eles artistas conhecidos, foram beneficiados. Outras 70 pessoas tiveram as penas comutadas. 

Posse de Biden  

Democrata assumirá a presidência às 14h (horário de Brasília) em cerimônia cercada de segurança e sem a presença de Trump.  

Veja as principais medidas anunciadas:  

Meio ambiente 

  • Retorno ao Acordo de Paris para o Clima; 

  • Reverter as ações ambientais de Trump "para proteger a saúde pública e o meio ambiente e restaurar a ciência"; 

Saúde 

  • Acabar com o processo de saída dos EUA da OMS (Organização Mundial da Saúde); 

  • Obrigar o distanciamento social e o uso de máscaras em prédios e áreas federais e por funcionários públicos do governo e terceirizados; 

Política externa 

  • Parar a construção do muro na fronteira com o México; 

  • Reverter o veto de Trump à entrada de cidadãos de países muçulmanos nos EUA; 

Economia 

  • Estender a moratória para despejos até 31 de março; 

  • Estender a pausa no pagamento de financiamentos estudantis até 30 de setembro; 

Outras medidas 

  • Lançamento de uma série de iniciativas governamentais para promover a igualdade racial; 

  • Prevenir e combater a discriminação com base no gênero ou na orientação sexual; 

O gabinete de transição afirmou que as ações executivas visam adotar "ações para lidar com a pandemia da Covid-19, fornecer alívio econômico, combater as mudanças climáticas e promover a igualdade racial".  

Segundo o comunicado, Biden "assinará uma combinação de ordens executivas, memorandos, diretivas e cartas para dar os passos iniciais" horas após a posse, que está marcada para o meio-dia em Washington (14h em Brasília).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 06h12
25°
Muitas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 22°
25°

Sensação

4 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
banner 300x600
NOTÍCIA COM QUALIDADE
Municípios
esporte com emoção
Últimas notícias
entretenimento e +
Mais lidas
sociedade em foco
esporte com emoção seguimentado