BANNER JORNALISMO DE VERDADE
GOVERNO 171

Prefeitura de Manaus dispensa licitação para compra de materiais de proteção

O primeiro ato de David Almeida como prefeito de Manaus, foi decretar regime de calamidade pública

20/01/2021 10h27
Por: Eduardo Menezes

A titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Jane Mara Silva de Moraes, assinou despacho de dispensa de licitação para aquisição de três mil unidades de equipamentos de proteção individuais para servidores do S.O.S. Funeral de Manaus, no valor de R$ 171 mil para a empresa Vida Comercial e Distribuidora Ltda.

De acordo com o despacho publicado no Diário Oficial do Município (DOM), a medida serve para prevenção ao contágio da Covid-19 entre os profissionais.

O primeiro ato de David Almeida como prefeito de Manaus, foi decretar regime de calamidade pública. Segundo a Lei 8.666/1993 estipula, em seu art. 24, inciso IV, que é dispensável a licitação nos casos de emergência ou calamidade pública, “quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos;”.

Há de se observar, portanto, que a decretação do estado de calamidade pública não afasta, por si só, a obrigação de licitar que recai sobre a administração pública.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 06h22
24°
Muitas nuvens Máxima: 29° - Mínima: 22°
24°

Sensação

4 km/h

Vento

100%

Umidade

Fonte: Climatempo
banner 300x600
NOTÍCIA COM QUALIDADE
Municípios
esporte com emoção
Últimas notícias
entretenimento e +
Mais lidas
sociedade em foco
esporte com emoção seguimentado