BANNER JORNALISMO DE VERDADE
COVID-19

Prefeito de Rio Preto da Eva distribuirá ivermectina à população a partir de quinta-feira

A ivermectina não recebeu comprovação científica para seu uso no tratamento da Covid-19.

18/01/2021 15h02
Por: Lua Aguiar

Enquanto muitas cidades começam a vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira, 18, os moradores do município de Rio Preto da Eva (a 58 quilômetros de Manaus) devem começar a receber ivermectina como tratamento para a doença a partir de quinta-feira, 21, por determinação do prefeito Anderson Souza (PP).

O prefeito fez a compra de 100 mil unidades do remédio, que devem se somar ao estoque existente no município, de 20 mil. Um calendário foi organizado para a distribuição. No dia 21 os idosos acima de 60 anos devem receber o medicamento, depois, no dia 22, as crianças de 5 a 12 anos. No dia 23 é a vez dos adultos de 20 a 59 anos e, no dia 24, os adolescentes de 13 a 19 anos.

“Não estamos obrigando ninguém a tomar ivermectina. Nós estamos comprando, usando isto para a população e as pessoas que quiserem tomar poderão fazê-lo. Poderá não ser a solução de uma vacina, mas estamos fazendo todo o esforço pra dizer que queremos você com saúde e com vida”, disse o prefeito.

O Amazonas recebeu, na manhã desta segunda-feira, 256 mil doses da Coronavac enviadas pelo Ministério da Saúde, e mais 50 mil doses enviadas pelo Governo de São Paulo. A Coronavac é a única vacina aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que está em solo brasileiro para distribuição. O país ainda aguarda a chegada da Oxford/AstraZeneca, que também recebeu aprovação da Anvisa.

A ivermectina não recebeu comprovação científica para seu uso no tratamento da Covid-19. Segundo a bula do remédio, ela deve ser usada em casos de lombriga, sarna, piolho, doença de intestino, doença de pele e verme. Na última sexta-feira, 15, a AMB (Associação Médica Brasileira) divulgou nota pedindo que médicos do Amazonas não prescrevam medicamentos que não tenham eficácia comprovada cientificamente.

“Queremos dar à você a ivermectina, todos podem buscar na internet para que serve, qual a reação que ele vai ter, temos certeza que poderá lhe ajudar na imunização”, disse Anderson Souza.

Questionado sobre a eficácia do remédio, o prefeito disse que é interpretativa. “Uns entendem desta forma (como ineficaz) e outros do protocolo que fizemos, temos que fazer o que está só nosso alcance”, disse à reportagem.

Em aplicativo de conversa, o prefeito ainda enviou à reportagem um vídeo em que o apresentador Alexandre Garcia, que não tem formação na área da saúde, aparece defendendo o tratamento precoce e afirmando que “está salvando vidas” e que a ivermectina “anula completamente o coronavírus em 48 horas”. O vídeo foi compartilhado pelo presidente Jair Bolsonaro em seu perfil no Twitter, a rede social classificou a postagem como “enganosa e potencialmente prejudicial”.

Sobre a vacina da Coronavac estar chegando ao estado, o prefeito Anderson Souza respondeu que, como as primeiras dosagens são para grupos prioritários, a ivermectina será distribuída para o resto da população. “As doses das vacinas que o ministério liberou é para os grupos prioritários: profissionais da saúde, idosos acamados, mediante isto vamos continuar usando os nossos meios de imunização”, disse o prefeito.

Tratamento precoce

Ao aprovar o uso das vacinas de Oxford e Coronavac para uso emergencial, os diretores da Anvisa alegaram que a vacina é necessária pois falta medicamento para tratar a doença. “Até o momento não contamos com alternativa terapêutica aprovada disponível para prevenir ou tratar a doença causada pelo novo coronavírus”, disse a diretora Meiruze de Freitas.

“Considerando que a autorização de uso emergencial num cenário em que não há medicamentos para tratar a emergência do coronavírus, considerando por fim o interesse público envolvido, justifica o seu uso neste momento, voto pela autorização de uso emergencial”, justificou o diretor Alex campos.

As vacinas foram aprovadas na tarde deste domingo, 17, em reunião extraordinária da agência.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Rio Preto da Eva - AM Notícias de Rio Preto da Eva - AM
Manaus - AM
Atualizado às 07h33
24°
Trovoada Máxima: 29° - Mínima: 22°
24°

Sensação

4 km/h

Vento

100%

Umidade

Fonte: Climatempo
banner 300x600
NOTÍCIA COM QUALIDADE
Municípios
esporte com emoção
Últimas notícias
entretenimento e +
Mais lidas
sociedade em foco
esporte com emoção seguimentado