banner laranjeirasfm
DESESPERO

Hospitais de Manaus ficam sem oxigênio e registros de desespero tomam as redes

Redes registraram denúncias de falta de abastecimento em hospitais, ação manual de profissionais de saúde e condições assustadoras de pacientes que aguardam transporte de oxigênio à região

14/01/2021 15h10
Por: Joyce Carvalho
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A situação na capital amazonense chegou ao extremo nesta quinta-feira (14/1), após o registro de falta de oxigênio para pacientes hospitalizados internados.

"Vários hospitais já estão com falta de oxigênio e pacientes que necessitam do oxigênio estão sendo 'ambuzados' (prática médica que usa um animador manual para simular uma respiração mecânica), mantidos vivos pelo esforço dos profissionais médicos, técnicos e enfermeiros", disse Viana. 

O médico ainda ressalta que a situação já era prevista para acontecer na cidade e solicita ajuda de outras regiões. "Transportar oxigênio de outros estados, em caráter de guerra, é uma necessidade para salvar vidas", solicitou.

Desde a última sexta-feira, uma força-tarefa das Forças Armadas teve início para levar 386 cilindros de oxigênio à capital do Amazonas em caráter de urgência. Nesta quarta-feira (13/1), mais seis unidades foram entregues pela manhã, em operação que deve durar até o domingo (17/1). O grande problema é que o volume médio do recurso aumentou onze vezes recentemente, chegando próximo da casa dos 70 mil metros cúbicos, demandando uma operação complexa de reposição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.