banner laranjeirasfm
MUITAS MUTAÇÕES

Cientistas encontram variante inédita do novo coronavírus com origem no AM

A pesquisa sobre a nova variante do coronavírus aponta que as mutações achadas no vírus, até então inéditas, criaram o que será uma provável nova linhagem brasileira.

12/01/2021 07h59Atualizado há 2 semanas
Por: Joyce Carvalho
Foto: divulgação
Foto: divulgação

 

Pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Amazônia realizam pesquisa sobre a nova variante do novo coronavírus. A pesquisa em andamento encontrou essa variante em pacientes com origem no estado do Amazonas.

Diante disso, a pesquisa sobre a nova variante do coronavírus aponta que as mutações achadas no vírus, até então inéditas, criaram o que será uma provável nova linhagem brasileira.

Segundo os cientistas, ainda é cedo para ter certeza, mas as mutações achadas podem significar que essa nova linhagem tem maior poder de transmissão.

Essas duas importantes mutações foram descritas simultaneamente na proteína Spike — que faz a ligação do vírus às células e está é relacionada a capacidade de transmissão do novo coronavírus.

Os dados apontam que a linhagem B.1.1.28, que está presente em todo o país e que é a mais frequente no Amazonas, sofreu uma série de mudanças.

Os japoneses colocaram os dados do sequenciamento no banco de dados internacional, e as amostras colhidas agrupam com as nossas aqui. É o mesmo vírus, mas com muitas mutações." Felipe Naveca, pesquisador da Fiocruz Amazonas.

Até o momento não há evidências científicas até o momento de que apontem que a nova variante não possa ser identificada em exames laboratoriais ou que seja resistente às vacinas desenvolvidas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 01h51
23°
Muitas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 23°
23°

Sensação

1.5 km/h

Vento

87.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
Banner entrevista da semana
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas
Anúncio
Anúncio