Laranjeiras FM
banner retorno laranjeiras fm
Galeria de fotos

Transmissões ao vivo do projeto ‘Jazz na Sala’ começam nesta segunda-feira (18/5)

17/05/2020 17h11
Por: Lohana Fernandes

 

Com uma lista de participantes que vai de Leila Pinheiro, uma das maiores estrelas da música popular brasileira, ao prestigiado pianista porto-riquenho Edsel Gomez, que já foi indicado ao Grammy, o Festival Amazonas Jazz dá início, nesta segunda-feira (18/5), ao projeto “Jazz na Sala” – uma programação artística e pedagógica com transmissão ao vivo pela internet.

A iniciativa é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). As sessões serão transmitidas por meio da sala de teleconferências, canais do YouTube e Facebook da UEA e a página do Facebook da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Artistas e técnicos integrantes do festival, que teve sua data adiada em virtude da pandemia do novo coronavírus, participarão da programação abordando assuntos de interesse de toda a cadeia da economia criativa.

O “Jazz na Sala” ocorrerá de segunda a sexta-feira, entre os dias 18 e 22 de maio, e 25 e 29 de maio. Serão duas transmissões diárias ao vivo, sempre às 11h e às 16h (horários de Brasília).

Com 40 anos de carreira interpretando o cancioneiro brasileiro clássico, a cantora, compositora e pianista Leila Pinheiro fará uma live de gravação e conversa com público no dia 29 deste mês. Já o pianista Edsel Gomez, radicado em Nova Iorque e considerado um dos maiores nomes do jazz latino, ministrará uma masterclass com o tema “Piano Salsa”,

Coelho, referência no cenário da música instrumental de vanguarda, que realizará uma masterclass sobre rítmica, improvisação e saxofone. Também de São Paulo, o músico Daniel D’Alcântara, um dos grandes nomes do trompete brasileiro na atualidade, ministrará a masterclass “Trompete Improvisação”.

O “Jazz na Sala” ainda terá a participação do baterista e compositor brasileiro radicado em Nova Iorque Mauricio Zottarelli, com um bate-papo sobre bateria; do guitarrista, compositor e arranjador capixaba Bruno Mangueira, que fará uma masterclass sobre guitarra; do percussionista paulista Vinícius Barros, que realizará um workshop sobre percussão; e dos músicos e pesquisadores amazonenses, Karine Aguiar e Ygor Saunier, além do diretor artístico do Festival Amazonas Jazz, o regente Rui Carvalho, que integrarão uma roda de conversa sobre Ecomusicologia e Etnomusicologia, com foco na Amazônia.

Abertura - Nesta segunda-feira (18), será realizada, às 11h (Brasília), a masterclass “Improvisação e Saxofone”, com o saxofonista, flautista e compositor paulista Rodrigo Ursaia.  O músico é mestre em Jazz Performance – Saxofone, pela Manhattan School of Music, em Nova Iorque, e já tocou ao lado de importantes artistas, como Milton Nascimento, Rosa Passos, Ivan Lins, João Bosco, Cláudio Roditi, entre outros.A partir das 16h (Brasília), as “Perspectivas da Dança Contemporânea” serão abordadas em um bate-papo com o bailarino e coreógrafo paulista Rui Moreira, considerado um dos nomes mais representativos da dança contemporânea no Brasil; e o diretor artístico do Corpo de Dança do Amazonas (CDA), bailarino e coreógrafo, Mário Nascimento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
VEJA TAMBÉM