Domingo, 28 de Novembro de 2021
92 98468-7887
Galeria de fotos 4 fotos

Por que neve dos Alpes está ficando vermelha?

24/08/2021 11h12
Por: Joyce Carvalho

Se você caminhar em uma altitude elevada o suficiente nos Alpes franceses durante o fim da primavera e o início do verão, há uma boa chance de se deparar com alguns trechos de neve bastante inusitados.

Uma neve que não é branca — mas vermelho sangue.

O fenômeno peculiar às vezes chamado de "neve de sangue" é resultado de um mecanismo de defesa produzido por algas microscópicas que crescem na neve dos Alpes.

Normalmente, essas microalgas possuem uma coloração verde, pois contêm clorofila, a família de pigmentos produzida pela maioria das plantas para ajudá-las a absorver a energia da luz do Sol.

Mas, quando as algas da neve crescem prolificamente e são expostas à forte radiação solar, elas produzem moléculas de pigmento de coloração vermelha, conhecidas como carotenoides, que atuam como um protetor solar para resguardar a clorofila.

Seu surgimento e desaparecimento são indicadores importantes da mudança climática — e de como a mesma está afetando os delicados ecossistemas em que as algas são encontradas.

Essa proliferação cada vez maior de algas de neve vermelha também pode estar contribuindo, por sua vez, para a mudança climática.

O pigmento vermelho escurece a superfície da neve, reduzindo a quantidade de luz e calor que a mesma reflete de volta para o espaço — algo conhecido como efeito albedo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.