Quarta, 14 de Abril de 2021
92 98468-7887
Galeria de fotos 20 fotos

Mulheres de Força: Saiba como foi a trajetória de Mirtes Sales secretária da SEJUSC

11/03/2021 07h10
Por: Andreia Souza

Maria Mirtes Sales de Oliveira, nasceu em Manaus no dia 24 de outubro. É formada em jornalismo pela Universidade Nilton Lins, em 2004. Trabalhou como apresentadora de Telejornal desde 1992, depois atuou como repórter e apresentadora do Programa “Exija Seus Direitos”, durante 11 anos. Mirtes é mãe de João Gabriel Sales Albuquerque, 09 anos.

Iniciou a trajetória na política em 2004, quando foi eleita vereadora pelo PP para a Legislatura de 2005/2008, a mulher mais votada do pleito. Nesse período, teve a oportunidade de assumir a presidência da Comissão de Defesa do Consumidor onde criou o Manual do Consumidor. Foi reeleita em 2008 para a Legislatura 2009/2012.

Após a saída da Câmara Municipal de Manaus, Mirtes Salles começou o programa na Rede TV, "Mirtes Salles por Você", do qual era âncora. Em janeiro de 2018, foi nomeada Secretária Executiva de Cidadania no Governo do Estado do Amazonas. Uma das conquistas como titular da pasta foi a ampliação e implantação dos PAC´S na cidade de Manaus e interior.

No início de 2019, retornou a Câmara Municipal de Manaus assumindo a vaga da Deputada Estadual Joana Darc, quando se tornou presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher e vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor.

Mirtes Salles fez do mandato uma luta em defesa e proteção dos direitos da mulher. Criou o Projeto Mulher Empreendedora, com objetivo de resgatar a dignidade de mulheres em situação de vulnerabilidade Social, a Feira da Mulher Empreendedora e o Projeto fios de vida que coleta cabelos para a fabricação de perucas doando à mulheres vítimas de câncer ou com outras doenças relacionadas a queda de cabelo.

Além disso, inaugurou o Núcleo de Atendimento à Mulher, na Câmara Municipal de Manaus, que conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais e advogados.

Em janeiro de 2021, Mirtes Sales assumiu a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.