Sábado, 08 de Maio de 2021
92 98468-7887
Galeria de fotos 11 fotos

Mulheres de Força: Conheça um pouco da trajetória de Yara Lins, única mulher no colegiado do TCEAM

07/03/2021 19h28
Por: Eduardo Menezes

Na Semana da Mulher, convém homenagear personalidades femininas marcantes do Amazonas, cuja a trajetória inspira e se torna exemplo não somente para aqueles que querem seguir um caminho parecido, mas para os próprios colegas que convivem diariamente. Estamos falando sobre a conselheira do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins.

Currículo

Servidora de carreira do TCE-AM, a conselheira Yara Lins dos Santos, graduou em Ciências Contábeis, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em 1985 e em Direito pela Universidade Paulista (Unip) em 2007. Mas seu currículo e experiência vão além disso, ela também fez cursos de aperfeiçoamento de; Secretária executiva – IDORTH; Prática Orçamentária – CODEAMA; Relações Públicas – SENAC; Administração Financeira – Fundação Getúlio Vargas; Administração de Pessoal – Fundação Getúlio Vargas; Curso de Estudos de Política Estratégica – ADESG/AM e vários outros congressos para atualização de conhecimento.

Yara Lins começou sua carreira profissional como taquigrafista em 1975 passando por diversas outras funções no TCE-AM, como; Secretária Administrativa, Assessora da Presidência, cargo comissionado de Assessor de Conselheiro, Relatora das Contas do Governo, e uma outra infinidade de atribuições até ser finalmente nomeada conselheira de Contas em 2014.

Segunda no TCE

Yara Lins foi a segunda no TCEAM, após Eunice Michilles, e também foi eleita para presidir o órgão. Esse fato histórico ocorreu em dezembro de 2017 após uma sessão extraordinária, onde a conselheira foi aclamada pelos colegas para comandar o órgão no biênio 2018/2019. Em sua gestão, além de apoiar e incentivar as ações ambientais e pedagógicas do Tribunal, aperfeiçoou o serviço de dados do TCE implantando o maior e mais moderno data center do Norte/Nordeste do Brasil.

Homenagem

Provando mais uma vez ser bem quista pelos servidores do TCE-AM, Yara recebeu homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), sendo condecorada com a medalha Ruy Araújo.

Na ocasião, a galeria da Aleam ficou lotada de servidores que foram prestigiar a conselheira que é servidora de carreira do órgão.

“Minha gestão buscou e busca diariamente adotar uma forma de atuar mais humanizada, com um ambiente de trabalho saudável e tranquilo, pois entendo que a melhoria dos resultados está firmemente ligada ao fato dos servidores mantenham um certo equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Essa medalha também é de todos vocês”, disse Yara Lins na ocasião.

Por essas razões, Yara Lins representa “Mulheres de Força”, que conquistaram seu espaço sua doçura, mas também muita garra e determinação de trabalho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.